No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para quem desconhece, a hipertensão é o aumento da pressão do sangue contra a parede das artérias. Esta doença não tem cura, mas pode ser tratada para não causar complicações. Por esse motivo é de vital importância uma série de hábitos saudáveis para evitá-la.
No relatório de análise das licenças médicas publicadas em 2014 entre os magistrados e servidores do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo, percebeu-se que 5,09% dos casos de licenças estiveram relacionados com problemas no aparelho circulatório entre eles, a hipertensão.
O controle da pressão arterial através das boas rotinas
Um ponto de muita atenção é que a hipertensão não apresenta sintomas claros em sua identificação, ou seja, é silenciosa em seu agravamento. É necessário verificar a pressão sanguínea pelo menos uma vez ao ano para analisar se há algo de errado. Sintomas como dor de cabeça, dor na nuca, enjoos, tonturas e falta de ar podem estar associados, mas não são específicos de tal enfermidade.
Existe uma série de medidas benéficas para prevenir a hipertensão, entre elas:
- Manter o peso ideal para que não dificulte o esforço do coração em não conseguir bombear o sangue;
- Praticar atividades físicas para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar;
- Evitar bebidas alcoólicas e não fumar;
- Manter uma dieta saudável, reduzindo principalmente o consumo de sal;
- Evitar o estresse para não causar uma sobrecarga física ao coração.
A hipertensão é um mal que atinge crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais e condições financeiras. Por isso, os tratamentos buscam atividades adequadas e medicação quando for imprescindível. Essas medidas aperfeiçoam e muito a qualidade de vida do hipertenso.
Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)
Danilo Ferraz Estagiário de comunicação – CSPS