28 de maio é o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. A data possui como principal objetivo, chamar a atenção da sociedade brasileira em relação aos direitos relacionados à gravidez, e à saúde das mulheres durante todo esse período. Dentro do conjunto de ações estão o auxílio em relação ao planejamento familiar e ao pré-natal, além é claro, do acesso à informação, um dos fatores decisivos na redução da mortalidade materna.
A Mobilização pela Redução da Morte Materna, é realizada no país desde 2009, com atividades que vão desde seminários, oficinas, debates, até a organização de marchas com distribuição de materiais relacionados ao tema. No Brasil, o Ministério da Saúde definiu o dia 28 de maio, como o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna devido ao quinto Encontro Internacional da Mulher e da Saúde que aconteceu em São José, capital da Costa Rica neste dia, no ano de 1987.
Rede Bem Estar: iniciativa de redução da Mortalidade Materna no Espírito santo
Aqui no estado, uma iniciativa que tem o intuito de diminuir o índice de mortalidade materno-infantil é a Rede Bem Nascer. Criada pelo Governo do estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), no ano de 2012, o projeto tem como um dos pontos principais, o investimento de recursos em prol da melhoria do atendimento nas maternidades, assim como a humanização e uma série de ações de assistência, abrangendo desde o pré-natal até os primeiros cinco anos de vida da criança.
A Rede Bem Nascer atualmente atinge cerca de 20 maternidades, que são consideradas referência nas quatro regiões do Estado (Norte, Central, Metropolitana e Sul) e facilitam, os meios de acesso adequado a esses serviços específicos de saúde.
Fonte:
Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil
Es.gov.br
Danilo Ferraz
Estagiário de comunicação – CSPS