05 de agosto – Dia Nacional da Saúde

oswaldo-cruz

Nesta terça-feira (05), o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde, data escolhida em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, nascido no mesmo dia do ano de 1872. A trajetória do médico se confunde com a história da saúde pública brasileira. 

Oswaldo Cruzingressou na faculdade de Medicina aos 15 anos, e quatro anos mais tarde, especializou-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde. Durante o período que atuou na saúde pública, lutou contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.

Sua gestão ficou conhecida por conta da Revolta da Vacina, ocorrida em 1904. A população manifestou-se contra a obrigatoriedade da vacina antivaríola, porém quatro anos depois devido à epidemia da doença, o povo foi em peso aos postos de saúde e reconheceu o valor do médico. 

A Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) está elaborando um programa por meio de pesquisas realizadas em 2013, cuja tabulação e análise estão sendo concluídas, o Programa Qualidade de Vida. Esse projeto envolverá as atividades do Programa Saúde Legal, e tem como objetivo a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida no Poder Judiciário Estadual (PJES). 

Outras ações em prol da saúde desenvolvidas para todo o Poder Judiciário são: Preparação para a Aposentadoria (PPA), cujo público-alvo são os servidores que estão em média há dois anos de se aposentar e Viver Unimed, a partir do Programa Saúde Legal, que visa a oferecer, junto aos magistrados e servidores, maior conhecimento de sua saúde e bem-estar, domínio sobre as emoções, entre outros assuntos. Além disso, o PJ/ES também conta com psicólogos credenciados, disponíveis para atender aos servidores em diversos municípios do Estado com valor de consulta diferenciado.

Fontes: Sustentabilidade Philips, Dr Sandro e CSPS

Gustavo Ferreira

Estagiário de Comunicação – CSPS