A Escola da Magistratura (Emes) foi condecorada com a premiação máxima na categoria Excelência.
Magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias e estagiários de 58 unidades do Poder Judiciário capixaba que contribuíram para a melhoria do serviço prestado e tiveram suas boas práticas reconhecidas receberam o Prêmio Mérito Jurisdicional William Couto Gonçalves na manhã desta sexta-feira (06). A cerimônia aconteceu no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) com transmissão ao vivo pelo canal do TJES no Youtube.
A presidente do TJES, desembargadora Janete Vargas Simões, falou sobre sua gratidão a todas e todos integrantes do Poder Judiciário capixaba que enfrentaram com dedicação os desafios e as mudanças dos últimos anos, como a instalação do processo eletrônico, as unidades concentradas e as secretarias unificadas.

“Vocês merecem todos os aplausos porque souberam navegar com tranquilidade nesta mudança extraordinária. Parabéns! Eu sei que o resultado é fruto do trabalho em equipe, pois nós não conseguimos fazer nada sozinhos. A união de vocês, em cada unidade, do magistrado, da magistrada, servidora, servidor, estagiária, estagiário, reflete o resultado positivo que estamos vivenciando hoje”, enfatizou a desembargadora Janete Vargas Simões.
As premiações para as unidades administrativas e judiciárias que se destacaram ao longo do último ano foram classificadas nas categorias Excelência, Diamante, Ouro e Prata. As comendas foram entregues pela presidente do TJES, desembargadora Janete Vargas Simões, e pelo filho do homenageado, o servidor Érico Figueiredo Gonçalves; pela desembargadora Marianne Júdice de Mattos, coordenadora do Grupo de Trabalho para o Cumprimento das Metas do CNJ; pelo presidente da Amages, juiz Eliezer Mattos Scherrer Júnior; pelo desembargador Marcos Valls Feu Rosa, supervisor dos Juizados Especiais, pela presidente do Sindijudiciário, Maria Clélia Costa Almeida, e pela vice-presidente do Sindioficiais, Gilcéia Martins Marcelino; pelo desembargador Fernando Zardini Antonio e pelo vice-presidente da OAB-ES, Carlos Augusto da Motta Leal.
A desembargadora Marianne Júdice de Mattos, afirmou que o momento simboliza o reconhecimento do esforço coletivo e o compromisso institucional de todas as pessoas que alcançaram as metas institucionais estabelecidas no último ano, bem como a honra e o legado deixado pelo desembargador William Couto.

“Esses números não representam apenas o desempenho estatístico, refletem trabalho diário, organização, responsabilidade com metas, e, sobretudo, respeito ao cidadão que busca uma resposta justa e célere do Poder Judiciário. O resultado divulgado demonstra que as unidades judiciárias seguem avançando de forma consistente sempre comprometidas com a produtividade de gestão eficiente. A todas as equipes premiadas, magistradas, magistrados, servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, deixo o meu reconhecimento e os meus sinceros parabéns. Esse prêmio é mérito pelo esforço conjunto do planejamento e da capacidade de transformar metas institucionais em resultados concretos”, ressaltou a desembargadora Marianne Júdice.
Érico Figueiredo Gonçalves, filho do desembargador William Couto Gonçalves, homenageado em memória, falou sobre a felicidade de estar no Tribunal de Justiça, mais uma vez, representando sua família.

“Na medida em que este é um prêmio de qualidade, reforça o compromisso do Poder Judiciário com a sociedade e isso traz mais valor ainda, senhores juízes, servidores e estagiários, às atividades de vossas excelências, porque reafirma, junto à sociedade, a entrega de uma tutela jurisdicional de qualidade efetiva. Portanto, mais uma vez, muito obrigado. É uma honra estar aqui”.

O desembargador Júlio César Costa de Oliveira, diretor da Escola da Magistratura (Emes), que foi condecorada com a premiação na categoria Excelência, falou em nome de todas as pessoas agraciadas. “É com o coração transbordando de gratidão, profunda, genuína, que ocupo esta tribuna para receber este merecido prêmio. É o eco de que estamos no caminho certo, na construção de um judiciário mais humano, técnico e, acima de tudo, preparado para os desafios do nosso século”, disse o diretor da Emes.

Prestigiaram ainda a cerimônia, o defensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo, e a presidente da Associação dos Servidores do Estado do Espírito Santo (Ajudes), Maria Aparecida Peixoto Concínio Azevedo.
Confira a lista de unidades contempladas com o Prêmio Mérito Jurisdicional Desembargador William Couto Gonçalves: https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/index.php/component/ediario/?view=content&id=1841622
Acesse mais fotos do evento em: https://photos.app.goo.gl/ZqtKxsuM3YHj8yh78
Vitória, 06 de fevereiro de 2026
Texto: Elza Silva
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES
imprensa@tjes.jus.br








