Mais de 600 servidores do Poder Judiciário do ES foram treinados este ano para utilizar o SEI

Nesta semana, foi a vez dos servidores de Serra e Viana participarem da última etapa da capacitação oferecida pela EMES.

Nesta semana, cerca de 60 servidores das Comarcas de Serra e Viana participaram da última etapa de treinamento sobre o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), promovido pela Escola da Magistratura, no auditório da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-ES). Ao todo, 638 servidores foram capacitados, ao longo deste ano, para utilizar a ferramenta que vai dar celeridade à tramitação dos processos administrativos do Poder Judiciário Estadual.

Servidores participam de curso sobre SEi em Cachoeiro de Itapemirim

Os treinamentos foram organizados em 10 grandes regiões do Estado, para que os servidores de todas as 69 comarcas do Espírito Santo tivessem a oportunidade de participar. A Região Metropolitana foi a última e a que teve maior adesão, com a participação de 289 servidores das Comarcas de Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Servidores de Linhares assistem ao curso sobre o sistema SEI!.

De norte a sul e de leste a oeste do Espírito Santo, quem levou os conhecimentos sobre a nova plataforma aos servidores foi o gestor do sistema, Fábio Buaiz de Lima.

“O SEI já está provocando uma mudança positiva na rotina de trabalho das unidades. Por meio do sistema é que são enviados todos os documentos como ofícios, requerimentos de férias, diárias, certidões, seleção de estagiários, entre outros. A plataforma também é capaz de gerar estatísticas com números e gráficos, que serão úteis para a gestão das unidades e para a elaboração de relatórios. Quem participou dos cursos, agora terá o importante papel de multiplicar os ensinamentos aos demais colegas de trabalho”.

Servidores assistem a treinamento do sistema SEI no salão do juri de são mateus.

Na tarde da última quinta feira (25), o Comitê de Implantação do SEI deliberou em reunião, que o sistema passará a ser obrigatório nas Unidades de 1ª Instância do Poder Judiciário, a partir do dia 1º de Agosto.

“A obrigatoriedade do SEI na 1ª Instância dependia que houvesse esse treinamento dos servidores para que não fossem surpreendidos com a nova ferramenta. E diante desse trabalho profícuo, zeloso e feito com muita dedicação pelo Fábio Buaiz, que percorreu pessoalmente todo o Estado, concluímos que houve um grande êxito. Assim é possível avançar na utilização da plataforma”, destacou o presidente do comitê e juiz auxiliar da Presidência do TJES, Fábio Brasil Nery.

Na 2ª Instância, ou seja, no TJES, a obrigatoriedade do SEI para os trâmites administrativos se deu a partir de 11 de março deste ano, por meio do ato normativo 29/2019.

Saiba mais

 

O SEI é um software de gestão de processos administrativos que possibilita a tramitação virtual de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento. Assim, o sistema acaba com a limitação física do papel e proporciona agilidade nos procedimentos, economia de dinheiro público e transparência administrativa.

 

O acesso ao Sistema Eletrônico de Informação está disponível através do site do Tribunal de Justiça Estadual (www.tjes.jus.br), no link SEI do menu principal da página inicial do endereço. Além do acesso ao sistema, os servidores vão encontrar na página todo conteúdo necessário para se capacitarem, como links para cursos e treinamentos, manuais, boas práticas e as dúvidas mais comuns.

Vitória, 26 de julho de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo