O objetivo da formação foi promover o aperfeiçoamento constante dos mediadores, conforme orienta o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Mais de 30 mediadores, formados e em formação, participaram esta semana de um curso de formação continuada promovido pelo 10º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), com o objetivo de garantir o aperfeiçoamento constante dos profissionais responsáveis por facilitar o diálogo entre as partes, conforme orienta o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O encontro, que aconteceu no Salão do Júri da Comarca na tarde da última segunda-feira (12), teve como foco as questões práticas da mediação. Segundo a juíza da Vara de Família de São Mateus, Aline Moreira Souza Tinôco, os mediadores participaram ativamente do curso, que abordou questões jurídicas práticas, posicionamento nas sessões e desafios encontrados nas mediações, tanto da área cível, como na área de família.
A magistrada falou sobre temas como: divórcio, união estável, tipos de guarda, alimentos,
convivência, adoção de maior, partilha/sobrepartilha de bens, investigação de paternidade, averiguação oficiosa de paternidade e ação indenizatória na vara de família.
O juiz da 1ª Vara Cível da Comarca, Lucas Modenesi Vicente, também contribuiu com a formação, abordando temas relacionados às varas cíveis, como ações possessórias, indenizatórias, direito de vizinhança e outros.
Já ao assessor da 1ª Vara Criminal Bruno Alves Montardi coube a tarefa de explanar sobre temas ligados à Vara da Infância e Juventude, Órfãos e Sucessões, destacando assuntos como guarda entre a família extensa e genitores, guarda de menores acolhidos, alimentos, tutela, curatela e inventário.
Vitória, 16 de agosto de 2019.
Informações à imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva com informações de Francisco Aluizo Xavier | elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br
Foto: Juiz Alcenir José Demo