Quem aborda o tema é a servidora Amina Moreira, arquiteta e especialista em edificações sustentáveis.
No último domingo, 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, dando início a uma semana de reflexões sobre problemas ambientais, consumo consciente e preservação dos recursos naturais. No Podcast Just Talk, a servidora Amina Moreira, que integra a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, fala sobre pequenas atitudes do dia a dia que fazem a diferença para o planeta.
Ao ir à praia, por exemplo, é importante que cada banhista cuide de seu próprio lixo, levando uma sacolinha para guardar papéis de biscoito, garrafinhas, canudos e o resto de tudo que consumirem: “Os plásticos se concentram nos oceanos e podem levar 500 anos para se decompor. Eles afetam diretamente a fauna marinha porque são confundidos com alimentos, causam a morte de diversos animais, impactando também os seres humanos que consomem os peixes daquele ambiente poluído, além do turismo, da economia e das finanças públicas. Fazer a nossa parte é a grande diferença nessa mudança de hábito para proteger o meio ambiente”.
Amina, que é Arquiteta e Especialista em Construção e Gestão de Edificações Sustentáveis, também explica como ser mais sustentável quanto ao uso de energia, com uso correto de equipamentos e hábitos inteligentes, como desligar o chuveiro enquanto se ensaboa: “O chuveiro elétrico consome 25% do valor da nossa conta de luz. Outro vilão é o ar condicionado, que representa 15% da conta de luz. Por isso, é importante limpar os filtros e fechar portas e janelas durante o uso”.
A servidora ainda fala sobre mobilidade urbana sustentável e consumo consciente: “A indústria da moda é a segunda maior poluidora, só perde para a indústria do petróleo. Nosso consumo de roupas tem que ser consciente no sentido de procurar tecidos mais orgânicos como o algodão, que são biodegradáveis. As pessoas precisam se questionar a repeito do que usam, seja um livro, um sapato, um eletrodoméstico, precisam saber de onde vêm os produtos, como são feitos, onde são descartados.”
Ouça o episódio na íntegra: https://anchor.fm/tjesoficial/episodes/68–Semana-do-Meio-Ambiente-e1jj83r
Vitória, 06 de junho de 2022
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tspenedo@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br