O advogado José Eduardo Coelho Dias e o psicanalista Antonio Carlos Felix das Neves explicam o assunto.
No novo episódio de Just Talk, o Podcast do TJES, o psicanalista Antonio Carlos Felix das Neves e o advogado José Eduardo Coelho Dias falam sobre Estelionato Sentimental, também conhecido como golpe do amor. Esse foi um dos temas debatidos no 3º Congresso Brasileiro de Direito de Família e Psicanálise promovido na última semana pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (Esmages) e a Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória.
Hoje no ordenamento Jurídico Brasileiro, o estelionato está previsto no artigo 171 do Código Penal, como o ato de obter para si ou para outrem vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. E existe um projeto de lei em análise no Congresso Nacional para tipificar o estelionato sentimental, quando a vantagem é obtida dentro de uma “relação afetiva”.
“No estelionato comum a gente costuma ver o dinheiro pelo dinheiro. O estelionato sentimental tem como característica a afetividade, algo que a gente não consegue mensurar materialmente. Temos uma pessoa disposta a dar e receber afeto e a outra pessoa disposta a tirar proveito financeiro e econômico daquela situação”, explica José Eduardo.
Na visão da psicanálise, é o famoso e muito antigo golpe do amor. “Por que do amor? Porque pra psicanálise não existe um sem o outro. Se existe alguém que se deixa cair no golpe, tem alguém que faz o golpe. A gente nota que mulheres cedem senha de banco para os homens, transferem titularidade, emprestam dinheiro. O sedutor, o golpista, espera o momento certo de reivindicar o dinheiro. Esse momento é quando os laços se estreitam. Ele começa a usar de toda uma lábia. Chama essa mulher de minha linda, minha fofa. Ele já sabe pelas redes sociais o que a pessoa gosta. Ele estuda antes”, afirma Antônio.
Os especialistas afirmam que homens também caem no golpe, mas a maioria tem vergonha de relatar. “Para o homem, admitir que foi enganado é muito difícil!”.
Ouça o episódio na íntegra: https://anchor.fm/tjesoficial/episodes/80–Estelionato-Sentimental-e1qd7f9
Vitória, 07 de novembro de 2022
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Penedo | tspenedo@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br