Tribunal de Justiça do Espírito Santo investe em automação dos mandados judiciais para dar mais agilidade a processos

detalhe das mãos de uma pessoa utilizando um laptop. Na tela aparece uma a página do Pje no site do TJES, no topo da página o logotipo do Pje e ao lado dele o texto "Processo Judicial Eletrônico".

A expectativa é que cerca de 1700 mandados cumpridos diariamente sejam inseridos diretamente no PJe.

Começa a funcionar nesta quarta-feira (21) o programa de automação de mandados da Justiça capixaba, que integra a Central de Mandados do Sistema eJud, atualmente utilizada pelo 1º Grau de jurisdição em todo o Espírito Santo, e o Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).

A expectativa é que cerca de 1700 mandados cumpridos diariamente sejam inseridos diretamente no PJe. Isto porque, as certidões e documentos adicionados por oficiais de justiça no sistema e-Jud serão juntados automaticamente no Sistema Processo Judicial Eletrônico.

Com esta iniciativa da Presidência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TJES, não haverá mais a necessidade de inserir estes dados no sistema PJe, o que vai impactar diretamente na redução da carga de trabalho das servidoras e dos servidores que atuam nas Secretarias e poderão se dedicar a outras atribuições.

As primeiras unidades a receberem a automação são: 2º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública de Aracruz, Vara da Fazenda Pública de Linhares, 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Colatina, 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Juízo de Vitória, 2º Juizado Especial Cível de Colatina, 4ª Vara Criminal de Linhares e Vara Cível, Comercial, Fazenda Pública Municipal e Estadual, Registro Público e Meio Ambiente de Viana.

E para se prepararem para a implantação do programa, oficiais de justiça do Poder Judiciário estadual participaram de um treinamento na última segunda-feira (19), conduzido pelo servidor Jones Roberto Avelino Junior.

Já na terça-feira (20), o curso Integração entre o PJe e a Central de Mandados do eJud foi ministrado pelas analistas judiciárias Juliana Carrareto Favarato Casoti e Marcia Valéria Orechio Pimentel para pessoas que serão referência no tema e atuarão como multiplicadores.

Vitória, 21 de agosto de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Elza Silva | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo