Tribunal de Justiça do Espírito Santo realiza evento de promoção aos direitos das pessoas com deficiência no dia 20/09

O ícone da cadeira de rodas pintado no asfalto.

O encontro, que marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, é aberto ao público.

A Promoção dos direitos das pessoas com deficiência no âmbito do trabalho e o enfrentamento ao capacitismo é o tema do evento que acontece no dia 20 de setembro (sexta-feira), das 14 às 17 horas, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça (TJES). O encontro também será transmitido pelo canal do TJES no youtube.

O evento, que marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, é aberto ao público. A data foi instituída em 1982, por iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD), porém a lei só foi oficializada em 2005.

O capacitismo, discriminação que ocorre por meio de modos de tratamentos e barreiras físicas, é considerado uma das mais recorrentes formas de preconceito contra pessoas com deficiência. De acordo com o canal de denúncias Disque 100, foram registradas 394.482 violações contra pessoas com deficiência no país em 2023, um aumento de 50% em comparação ao ano anterior. Uma das principais maneiras de combater isso é promovendo a acessibilidade.

Assim, para debater esta realidade e os caminhos possíveis, a programação do evento conta com palestra ministrada pela assistente social do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e membra do Coletivo Serviço Social Anticapacitista Fernanda Costa Ferreira, seguida por roda de conversa sobre o impacto do Capacitismo no Cotidiano das Pessoas com Deficiência, com a presença de componentes da equipe de digitalização de processos físicos no TJES, que são vinculados ao Centro de Treinamento de Educação Física Especial para Pessoas com Deficiência (Cetefe).

Atualmente, mais de 300 pessoas com deficiência, em sua maioria surdas, participam do trabalho de digitalização de processos da Justiça capixaba. O contrato, que teve início em agosto de 2022, é fruto de uma parceria com o Cetefe, uma ONG de assistência social sem fins lucrativos, cujo trabalho é direcionado à reabilitação, educação física, treinamento esportivo, inclusão social e acessibilidade de pessoas com deficiência.

Inscrições

Integrantes do Poder Judiciário e demais pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente por meio do link a seguir. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScGYIm4Frz226hzHGRiwFa3vbpiwiJGsGlLI7Yf7wzpuBitjA/viewform?pli=1

As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade do espaço e das especificidades da metodologia adotada.

Vitória, 12 de setembro de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Robertha Araújo | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo