Alerta ao câncer de mama. TJ se ilumina de rosa para fortalecer campanha nacional

O Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama

Você sabia que a campanha Outubro Rosa no Estado completa 15 anos em 2024? Sim, há 15 anos várias instituições capixabas se unem para fortalecer esse alerta fundamental para salvar a vida de muitas mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), aproximadamente 60 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil todos os anos e, em 2023, foram estimados 73.610 novos casos.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirma que este tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres, mas, se diagnosticado precocemente, tem mais de 98% de chances de cura. As principais formas de identificar o câncer de mama são o autoexame da mama, através do toque e a mamografia.

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais alertas da doença, além do nódulo palpável, são: retrações de pele e do mamilo, que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço; a inversão do mamilo; inchaço da mama e dor local.

Neste ano, o tema da campanha do Ministério da Saúde é “Mulher: seu corpo, sua vida” e visa reforçar a relevância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, que são os dois tipos mais comuns entre as brasileiras. Além disso, a campanha enfatiza que, quando o assunto é câncer, é necessário se cuidar o ano inteiro.

As principais formas de identificar o câncer de mama são o autoexame da mama, através do toque e a mamografia. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais alertas da doença, além do nódulo palpável, são: retrações de pele e do mamilo, que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço; a inversão do mamilo; inchaço da mama e dor local.

Médico Cleverson Gomes do Carmo Jr, homem de pele clara, com cabelos em tom ruivo. Ele veste jaleco na cor branca e gravata na cor vermelha.

O Mastologista Cleverson Gomes reforça a importância da campanha.  “As ações do Outubro Rosa servem para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A mamografia é a melhor forma de prevenção desta doença. O grande segredo para enfrentarmos o câncer de mama sempre foi e sempre será a prevenção. A dica é: detecção precoce, rastreio e vigilância, sem medo. O exame só mostra o que já está ali, então se for para nos mostrar, que seja o quanto antes, o quão mais precoce possível, porque assim a gente consegue uma estratégia mais eficaz de enfrentamento dessa doença. Quanto antes ela for descoberta, maiores as chances de cura. Hoje em dia a gente consegue falar sobre a cura do câncer de mama em vários casos, mas isso depende muito do momento que a gente descobre”, afirma.

Saiba mais sobre a campanha do Ministério da Saúde no link: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/outubro-rosa

Vitória, 15 de outubro de 2024

 

Texto: Robertha Araújo 

imprensa@tjes.jus.br

Carol Veiga

Assessora de Imprensa

e Comunicação Social | TJES

 

Pular para o conteúdo