Integrar magistrados e instituições é um dos objetivos da 1ª Cartilha de Cooperação Judiciária do Tribunal de Justiça

Pessoa segurando a cartilha do Nugecoop-TJES.

O material produzido reflete o compromisso do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo com a modernização e a eficiência na prestação de serviços.

O Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), por meio do Núcleo de Cooperação Judiciária (Nucoop-TJES), lança a 1ª Edição da Cartilha sobre Cooperação Judiciária, um importante instrumento voltado ao fortalecimento da eficiência e celeridade na prestação jurisdicional. Assim, a cartilha busca harmonizar procedimentos administrativos e jurisdicionais, incentivando a colaboração entre magistrados, servidores e instituições envolvidas no processo judicial.

O material produzido reflete o compromisso do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo com a modernização e a eficiência na prestação jurisdicional. “Tenho certeza de que esta cartilha será uma ferramenta indispensável para orientar magistrados, servidores e operadores do Direito, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços judiciais e para o fortalecimento da cooperação judiciária em nosso Estado. Este Núcleo de Cooperação Judiciária está inteiramente à disposição de todos os órgãos que necessitem das atividades de cooperação para o aprimoramento da prestação jurisdicional”, pontuou a desembargadora e supervisora do Nucoop-TJES, desembargadora Débora Maria.

O material, fruto de detalhada pesquisa e organização conduzida pelo servidor Guilherme de Lima Vargas, membro do Nucoop-TJES, foi elaborado com o objetivo de fornecer orientações práticas, diretrizes e esclarecimentos sobre os mecanismos de cooperação judiciária.

“A cartilha que lançamos não é apenas um guia técnico, mas um marco para a disseminação de boas práticas e para a consolidação de um sistema de justiça mais ágil, colaborativo e eficiente”, afirmou Guilherme Vargas.

Os trabalhos contam ainda com a participação do juiz Adriano Corrêa de Mello, que atua como coordenador do Nucoop-TJES, e da magistrada Brunella Faustini Baglioli, que tem a função de juíza de cooperação.

E o lançamento da cartilha reflete o compromisso do TJES com a cooperação judiciária, ferramenta indispensável para o aprimoramento do sistema de justiça que está fundamentada no Código de Processo Civil e na Resolução nº 350/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Já disponível no site do TJES, a 1ª Edição da Cartilha pretende servir como referência para magistrados e servidores que buscam aprimorar suas práticas e contribuir para uma justiça mais célere e harmonizada. Acesse em: https://www.tjes.jus.br/wp-content/uploads/Cartilha-Nucoop-TJES.pdf.

Vitória, 03 de dezembro de 2024

 

Texto: Nucoop-TJES
imprensa@tjes.jus.br

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES

 

 

Pular para o conteúdo