TJES registrou mais de 10 mil participações em cursos de aperfeiçoamento profissional da Emes em 2024

Equipe da Escola da Magistratura do Espirito Santo - EMES, reunida para um foto.

Durante o último ano, a Escola da Magistratura ofereceu mais de 130 cursos para integrantes do Judiciário, equipe terceirizada e público externo.

O Poder Judiciário do Espírito Santo, por meio da Escola da Magistratura (Emes), investiu, em 2024, na formação continuada de seus integrantes, sempre em busca do aperfeiçoamento dos serviços prestados às cidadãs e aos cidadãos capixabas. Ao todo, foram registradas mais de 10 mil participações de juízas, juízes, servidoras, servidores e equipe terceirizada. Além disso, alguns eventos também foram abertos ao público externo.

Dos 133 cursos e eventos realizados no último ano, merece destaque a Jornada de Capacitação de Magistradas e Magistrados em Governança Institucional, que incluiu temas como “Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero: Política Pública de Prevenção e Enfrentamento da Violência”, “Design Thinking”, “Capacitação em Programas voltados à reflexão e sensibilização de autores de violência doméstica e familiar contra a mulher” e “Depoimento Especial”.

Também foi oferecido o Curso de Libras, que teve como foco situações reais de interação e acolhimento institucional a fim de promover a inclusão social, e o Curso de Heteroidentificação, voltado para a capacitação da Comissão do TJES criada com o objetivo de analisar a autodeclaração da pessoa candidata em exame nacional ou em concurso público.

Além disso, 69 servidoras e servidores, que tiveram nomeação após aprovação no último concurso público do TJES, participaram de curso obrigatório de Formação Inicial realizado em março de 2024.

E a formação continuada de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores do Poder Judiciário vai continuar com toda essa dedicação em 2025. Para se preparar, a Escola da Magistratura já realiza o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), que pode ser preenchido pelos setores até o dia 31 de janeiro. Este diagnóstico permite que a Emes prepare atividades mais adequadas às demandas da Justiça estadual.

Vitória, 07 de janeiro de 2025

 

Texto: Elza Silva
imprensa@tjes.jus.br

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES

Pular para o conteúdo