A campanha é desenvolvida a partir de conceitos como gentileza, cordialidade, harmonia, bem-estar, boa convivência, escuta ativa, qualidade de vida, saúde mental, altruísmo, bom humor e respeito.
Na tarde desta quinta-feira (27/2) as Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação de 1º e 2º Graus do PJES e a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde – CSPS realizaram junto ao Presidente do Tribunal de Justiça do ES, Desembargador Samuel Meira Brasil Jr, o lançamento da Campanha “Bem-Conviver”.
A Campanha “Bem-Conviver”, elaborada em parceria com a CSPS, consiste em ações semanais de comunicação dirigidas, por diversos canais, aos integrantes do Poder Judiciário capixaba. Qual o objetivo? Promover a sensibilização de magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e demais colaboradores(as) do TJES para a construção de um ambiente de trabalho com mais atenção nas relações interpessoais, ampliando diálogos e aprimorando a comunicação por meio de atitudes gentis e cordiais durante a convivência e relacionamentos diários.
A campanha é desenvolvida a partir de conceitos como gentileza, cordialidade, harmonia, bem-estar, boa convivência, escuta ativa, qualidade de vida, saúde mental, altruísmo, bom humor e respeito. A utilização de frases reflexivas semanais contemplará as áreas de relacionamento interpessoal (educação, empatia, etc), saúde mental (respeito, tolerância, limitações), comportamento/boas maneiras e ética no trabalho.
“Esse é um passo significativo e magnífico. E nós vamos continuar com todas as forças investindo nesse campo para termos cada vez menos situações de abuso e cada vez mais situações de acolhimento. Vocês estão de parabéns”, afirmou o Presidente do Tribunal de Justiça do ES, Desembargador Samuel Meira Brasil Jr.
A Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação de 1º Graus do PJES, Juíza de Direito Gisele Souza de Oliveira, ressaltou: “Queremos com essa campanha fomentar atitudes diárias nos ambientes de trabalho do Judiciário como empatia, ética, respeito, tolerância e escuta ativa. Essas atitudes são fundamentais porque elas, por si só, já fazem um trabalho de prevenção do assédio e da discriminação”, afirmou a juíza.
A Desembargadora Heloisa Cariello, Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Disciminação de 2º Graus do PJES, afirmou que: ““Queremos, por meio de mensagens sensíveis e importantes gerar a conscientização necessária para evitar situações conflituosas no ambiente de trabalho. Queremos trabalhar em locais harmônicos e saudáveis para evitar o adoecimento das pessoas”.
A Campanha serve ao propósito preponderantemente preventivo da Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, prevista na Resolução CNJ nº 351/2020, contando com o apoio institucional da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo, que tem atuado para aprimorar os mecanismos de efetivação da referida Política, na esteira da Diretriz Estratégica nº 04, da Corregedoria Geral da Justiça para o ano de 2025.
Na ocasião, além do Presidente do Tribunal e das Presidentes de ambas as Comissões, estavam presentes os integrantes das Comissões de 1º e 2º Graus, bem como das servidoras da Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde – CSPS, Silvia Borges, Carmen Farias e Giovana Dantas.
Vitória, 27 de fevereiro de 2025.
Texto: Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação do TJES