TJES incentiva a formação de facilitadoras e facilitadores em Justiça Restaurativa

Membros do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NUGJUR) em uma chamada de vídeo.

As atividades da formação seguem até o dia 13 de junho (sexta-feira).

Nesta segunda-feira (07), teve início a Formação Inicial de Facilitadoras e Facilitadores em Justiça Restaurativa, promovida pela Escola da Magistratura (Emes) e voltada para integrantes do Poder Judiciário e servidores do estado.

O desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, presidente do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NUGJUR), participou da abertura da formação e destacou as ferramentas que a Justiça Restaurativa pode trazer para contribuir com a solução de conflitos e violência em diversos tipos de ambientes.

“Diferente da justiça tradicional, a justiça restaurativa prioriza a responsabilização, a reconciliação e a restauração das relações sociais, podendo, por isso, ser aplicada em diversos contextos, como por exemplo, no sistema penal e em escolas para resolver conflitos entre alunos e na comunidade”, ressaltou o presidente do NUGJUR.

As atividades da formação seguem até o dia 13 de junho (sexta-feira) e compreendem uma parte teórica, que será ministrada pela servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) Anita Maurique da Rosa, e uma parte prática e vivencial, que será conduzida pela servidora do TJES Jaklane de Souza Almeida. Ambas são instrutoras em Justiça Restaurativa.

Vitória, 07 de abril de 2025

 

Texto: Elza Silva

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES
imprensa@tjes.jus.br

 

 

Pular para o conteúdo