As atividades preveem ainda visitas a escolas públicas, em que magistradas e magistrados estaduais apresentarão as cartilhas “Acessibilidade e Inclusão e Linguagem Simplificada”
Está entre as pautas prioritárias do Tribunal de Justiça do ES (TJES) desenvolver projetos que ampliem e fortaleçam a Acessibilidade, Inclusão e Linguagem Simplificada no Poder Judiciário. Por isso, a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJES, promoveu a abertura da Semana da Acessibilidade, Inclusão e Linguagem Simplificada, na manhã desta quinta, 10/4, no auditório da Corregedoria Geral da Justiça do ES (CGJ-ES).
A mesa de abertura foi composta pela Analista Judiciária do Serviço Social, Ivania Maria Souza Moraes da Silva, Desembargador Marcos Valls Feu Rosa, Desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, que presidiu a mesa; a Secretária Geral do TJES, Aline Carolino Santos Davel e o Coordenador de Gestão da Informação Documental Fabio Buaiz de Lima.
Fizeram também parte do evento, membros da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, o Juiz de Direito Ezequiel Turibio; o Juiz de Direito Arion Mergar; Analista Carlos Augusto da Silva Costa, representando a área de acessibilidade e inclusão; a Analista Judiciária, Maria Júlia de Sá Barboza e Pereira, representando a área de sustentabilidade; o Assessor de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica, Fábio Santana Vieira, representando a área de Gestão Estratégica.
Acompanhe a programação:
Dia 11, palestras, das 13h às 16h, com o Dr. Márcio Cruz, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), primeiro juiz de primeiro grau cego da história da Justiça do Trabalho no Brasil, e com o Juiz de Direito, Dr Arion Mergar para todo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES) e público externo. Local: no auditório da Corregedoria Geral da Justiça do ES (CGJ-ES).
Entre os dias 14 e 23 de abril – A EMES promoverá um curso remoto “Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência”, das 8h às 11h30, por videoconferência, para todo o Poder Judiciário (PJES).
Serão abordados os seguintes tópicos: o que é o capacitismo; consequências do capacitismo; e letramento anticapacitista. Participam como palestrantes: o Dr. Márcio Cruz é juiz do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), o Dr. Fernando Gaburri é promotor de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Dra. Nataly Evelin Konno Rocholl é advogada.
Mais informações, acesse o link:
Curso remoto Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência, em 14, 15, 16, 22 e 23 de abril de 2025 – EMES
Dia 15, palestra Praticando a Acessibilidade e Inclusão Social, das 14h às 16h, com Fabio Buaiz de Lima, coordenador de Gestão da Informação Documental do TJES, para todo o PJES e público externo. Local: no auditório da Corregedoria Geral da Justiça do ES (CGJ-ES).
As atividades preveem ainda visitas a escolas públicas, em que magistradas e magistrados estaduais apresentarão, no dia 10, as cartilhas Acessibilidade e Inclusão e Linguagem Simplificada; já no dia 14 acontecerá uma visita guiada de estudantes da rede pública ao Tribunal de Justiça estadual, em cooperação com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Vitória.
As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade do espaço e das especificidades da metodologia adotada.
Inscrição via formulário eletrônico disponível aqui: https://sistemas.tjes.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/inscricao.xhtml?urlInsc=20252107a6a3a64.
Confira também o conteúdo da cartilha “Tribunal mais acessível”
https://www.tjes.jus.br/cartilha-tribunal-mais-acessivel/