Dia da Memória do Judiciário é celebrado no TJES com exposição de objetos e documentos doados pela comarca de Cachoeiro de Itapemirim

A exposição acontece até o mês de junho no Espaço Cultural, no Térreo do TJES, e está aberta ao público, das 12h às 19h.

Em comemoração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, 10 de maio, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo realiza uma exposição especial de objetos, móveis e documentos doados pela comarca de Cachoeiro de Itapemirim. Uma máquina de escrever da década de 1960, uma procuração de 1895 e um mata-borrão da década de 1930, são alguns dos itens que ilustram o cotidiano do poder judiciário em diferentes períodos, valorizando a história da justiça no estado.

 

A exposição acontece até o mês de junho no Espaço Cultural, no Térreo do TJES, e está aberta ao público, das 12h às 19h. Quem conferiu em primeira mão, foi presidente da Comissão de Memória do Poder Judiciário do ES, o desembargador Fábio Brasil Nery, que também já atuou na comarca de Cachoeiro nos anos 2000. O magistrado parabenizou a iniciativa e o esforço de resgatar esses objetos e documentos, que ajudam a manter viva a memória do Judiciário.

“A par da constante evolução e adaptação às transformações políticas, econômicas, culturais e tecnológicas da sociedade, os bens materiais e imateriais compostos por acervos de natureza arquitetônica, arquivística, artística, bibliográfica e museológica do Poder Judiciário também fazem parte do patrimônio cultural brasileiro a que alude o art. 216 da Constituição Federal”, destacou o desembargador Fábio Brasil Nery.

Vitória, 09 de maio de 2025

Texto: Tais Valle
imprensa@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo