Integrantes do Judiciário, da Defensoria Pública, entidades representativas e pessoas em geral podem registrar suas sugestões.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) começa a receber, a partir desta segunda-feira (26), as sugestões para elaboração do orçamento do Poder Judiciário Estadual para o ano de 2026. Representantes da magistratura, defensoria, advocacia, serventuários, entidades representativas e pessoas em geral podem registrar suas sugestões, por meio do formulário disponível no banner “Orçamento Participativo”, no Portal TJES, ou no link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmWWdGrukJy0uiTU_2GV5L89aTXzgH5I_BCoP_DoGq3l9AHA/viewform
O questionário compreende duas perguntas objetivas, que identificam a parte interessada e o objetivo estratégico do PJES; e, ainda, três perguntas subjetivas, que tratam do problema encontrado ou necessidade existente, da sugestão para solução ou melhoria, e dos setores ou Comarcas contemplados.
A parte interessada pode ser identificada como: servidora ou servidor, magistrada ou magistrado, cidadã ou cidadão e sociedade civil organizada, advogada ou advogado e defensora ou defensor público, sindicato e associação.
O objetivo estratégico, que se refere a qual objetivo será alcançado com a sugestão, pode ser escolhido entre 20 opções, como aperfeiçoar e incrementar as possibilidades de acesso à justiça, promover a acessibilidade, incentivar programas permanentes de cidadania, aperfeiçoar a governança e a gestão de tecnologia da informação, e consolidar a valorização de magistrados e servidores, entre outras.
O objetivo da iniciativa é elaborar a proposta orçamentária do próximo exercício e, com a participação de todas e todos, promover o aprimoramento do serviço jurisdicional e o uso consciente e racional dos recursos públicos.
Vitória, 26 de maio de 2025
Texto: Elza Silva
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social do TJES
imprensa@tjes.jus.br