Essa é mais uma importante entrega do Tribunal de Justiça do ES (TJES).
Informamos que todos processos físicos no primeiro grau de jurisdição foram eliminados completamente. As últimas portas de entrada de processos físicos (plantão, audiência de custódia, desarquivamento e CIASE) foram definitivamente fechadas e todos as demandas já iniciam no formato digital. Foi necessário um grande esforço da STI e das equipes responsáveis pelo fluxo e, a partir de agora, está definitivamente fechada a entrada de processos físicos no primeiro grau. Essa é mais uma importante entrega do Tribunal de Justiça do ES (TJES), com a inclusão da unidade judiciária do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo da Grande Vitória (CIASE) no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).
A medida, prevista no Ato Normativo nº 196/2025, marca mais um avanço significativo na modernização do Judiciário capixaba. A partir de agora, todas as ações judiciais no âmbito do CIASE passam a tramitar exclusivamente por meio digital, alinhando-se à Resolução TJES nº 056/2014, que regula o funcionamento da unidade.
A iniciativa irá promover o aumento de eficiência, agilidade e transparência na tramitação dos processos relacionados ao atendimento socioeducativo, promovendo maior integração entre os órgãos envolvidos e garantindo um atendimento mais célere e eficaz à população.
Com o CIASE operando no PJe, o TJES consolida sua política de transformação digital, reafirma o compromisso com a modernização da Justiça e contribui para a sustentabilidade institucional, ao eliminar o uso do papel e os trâmites físicos.
Para saber mais sobre o funcionamento do CIASE no PJe, acesse o manual disponível em: https://www.tjes.jus.br/wp-content/uploads/manual-PJe-CIASE.pdf
Vitória, 25 de junho de 2025
Com informações da equipe do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social do TJES
imprensa@tjes.jus.br