Nova automação realiza conclusão automática em mais de 500 processos para análise de liminar

O TJES segue avançando na modernização de seus sistemas com o objetivo de tornar a prestação de serviços mais ágil e eficiente.

Em apenas uma semana de funcionamento, mais de 500 processos foram beneficiados pela automação. Isso porque, no 1º Grau de Jurisdição, foi implantada uma nova automação no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), voltada para acelerar o fluxo de processos com pedidos urgentes.

A novidade abrange todos os processos de competência dos Juizados Especiais Cíveis e dos Juizados Especiais da Fazenda Pública. Na próxima entrega, será expandida para todas as demais competências.

A partir de agora, sempre que, no momento do protocolo da petição inicial, houver a indicação de que existe pedido de liminar ou de antecipação de tutela – e que o caso não seja de plantão judiciário –, o sistema realizará automaticamente uma série de ações e apresentará o processo imediatamente para o juiz decidir o pedido de urgência.

Haverá, também, o registro automático do movimento “Conclusos para decisão” e a aplicação da etiqueta “Automação liminar” para facilitar a identificação do processo.

Com essa medida, os processos que demandam análise urgente chegarão mais rapidamente ao magistrado responsável, reduzindo etapas manuais e contribuindo para maior celeridade no atendimento às demandas da sociedade. Isso, sem qualquer ação humana, o que vai aliviar a carga de trabalho dos servidores e acelerar a tramitação dos processos.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) segue avançando na modernização de seus sistemas e serviços, com o objetivo de tornar a prestação jurisdicional mais ágil e eficiente.

Em apenas uma semana de funcionamento, mais de 500 processos foram beneficiados pela automação. Isso porque, no 1º Grau de Jurisdição, foi implantada uma nova automação no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), voltada para otimizar o fluxo de processos com pedidos urgentes.

A novidade abrange todos os processos de competência dos Juizados Especiais Cíveis e dos Juizados Especiais da Fazenda Pública.

A partir de agora, sempre que, no momento do protocolo da petição inicial, houver a indicação de que existe pedido de liminar ou de antecipação de tutela – e que o caso não seja de plantão judiciário –, o sistema realizará automaticamente uma série de ações:

Conclusão imediata do processo para a tarefa “[G] Ato judicial – minutar decisão (inicial – urgência)”;

Registro automático do movimento “Conclusos para decisão”;

Aplicação da etiqueta “Automação liminar” para facilitar a identificação do processo.

Com essa medida, os processos que demandam análise urgente chegarão mais rapidamente ao magistrado responsável, reduzindo etapas manuais e contribuindo para maior celeridade no atendimento às demandas da sociedade.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) segue avançando na modernização de seus sistemas e serviços, com o objetivo de tornar a prestação jurisdicional mais ágil e eficiente.

 

 

 

Pular para o conteúdo