Outubro Rosa no TJES: servidoras e servidores unem-se para apoiar e aderir à causa na prevenção do câncer de mama

A iniciativa integrou ações de diversos setores do tribunal com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância de cuidarem de si mesmas e agendar a mamografia o quanto antes.

O clima de solidariedade e conscientização tomou conta do Tribunal de Justiça do ES (TJES) nesta sexta, 17/10. Servidoras e servidores se mobilizaram e aderiram à campanha Outubro Rosa debatendo sobre a prevenção e vestindo roupas rosas em um gesto simbólico de união e combate ao câncer de mama.

A iniciativa integrou ações de diversos setores do tribunal como o Laboratório de Inovação, a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS), a Assessoria de Imprensa e Comunicação e ainda recebeu o apoio institucional da Amages – Associação dos Magistrados do ES. O objetivo dessa união foi alertar as mulheres sobre a importância de cuidar de si mesmas e agendar a mamografia o quanto antes. Quanto mais cedo identificado o câncer, maior é a chance de cura.

A programação contou seis ações, são elas: a roda de conversa, a vivência de Yoga, a presença da Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer), entrega de fitinhas rosas, divulgação de cards nas redes sociais com informações úteis e a união dos servidores indo trabalhar de rosa para sessões de fotos.

 

O tema da roda de conversa foi “Travessia: dos desafios às possibilidades na vivência do câncer”, organizada pela Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS). O encontro promoveu um diálogo aberto sobre os cuidados e a prevenção, além do compartilhamento de depoimentos inspiradores de superação, fortalecendo o espaço de escuta e apoio entre servidoras e servidores.

Em seguida, foi a vez do momento de Yoga, com o projeto Justa Mente, conduzido pela servidora e mentora Tais Valle, que proporcionou uma experiência de relaxamento, presença e conexão com o corpo e a mente, reforçando a importância do equilíbrio emocional na promoção da saúde.

Durante a ação, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC) esteve presente com a venda de itens e camisas da campanha Outubro Rosa, contribuindo para a arrecadação de recursos destinados ao apoio de pacientes em tratamento.

Com a iniciativa, o TJES reafirma seu compromisso com o bem-estar de seus colaboradores e com a disseminação de informações que incentivam o diagnóstico precoce e o enfrentamento do câncer de mama.

Vitória, 17 de outubro de 2025

 

Texto: Luísa Arêas

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br

 

Pular para o conteúdo