Desembargador Aldary Nunes toma posse em cerimônia solene e destaca orgulho em ocupar o cargo

O magistrado agradeceu aos desembargadores que o escolheram, bem como servidores, juízes e operadores do Direito com quem atuou em sua trajetória.

A posse solene do desembargador Aldary Nunes Junior aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Desembargadoras e desembargadores, o governador do Estado, Renato Casagrande, bem como outras autoridades e familiares prestigiaram a cerimônia, que foi presidida pelo presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr.

O magistrado foi promovido ao cargo de desembargador do TJES, pelo critério de merecimento, em sessão realizada no dia 16 de outubro, quando tomou posse administrativa e passou a ocupar a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Carlos Simões Fonseca.

Na cerimônia de posse solene, o desembargador Aldary foi conduzido ao Tribunal Pleno pelo desembargador Fabio Clem de Oliveira, membro mais antigo da Corte presente na sessão, e pelo desembargador Alexandre Puppim, o último a tomar posse.

Após a execução do hino nacional e do hino do Espírito Santo pela cantora Virginia Nunes Feu Rosa, o novo desembargador prestou compromisso legal para exercer o cargo e recebeu colar do mérito judiciário. A honraria foi entregue pelos familiares e pelo presidente do Tribunal de Justiça.

A desembargadora Heloísa Cariello, a quem coube a tarefa de saudar o novo integrante do Tribunal Pleno, lembrou que a promoção do desembargador Aldary ao Tribunal de Justiça é a consagração de uma vocação que o tempo apenas confirmou.

“Esse lugar já lhe pertencia, amigo. E hoje apenas se oficializa aquilo que o destino e o mérito há muito escreveram. Magistrado de trajetória ímpar, de alma serena e espírito altaneiro, desde os primeiros passos na judicatura, o desembargador Aldary revelou conduta irrepreensível de trato afável, de rara prudência, deixando clara a harmonia entre o rigor técnico e a sensibilidade humana, entre a letra fria da lei e o calor da justiça concreta, alia a profundidade do pensamento, a clareza da exposição, o rigor acadêmico, a sensibilidade social, revelando a sua trajetória, desde cedo, a marca dos que nasceram para servir e eu permito-me também dizer, para brilhar”, destacou a desembargadora.

O desembargador Aldary Nunes ressaltou que tomar posse como membro titular da Corte de Justiça capixaba é motivo de profundo orgulho e realização profissional para todo e qualquer juiz de Direito e falou da gratidão em ter sido escolhido para ocupar o cargo.

“Poder agradecer é uma benção, e reitero meus mais sinceros agradecimentos aos eminentes desembargadores e desembargadoras que sufragaram meu nome no processo de promoção por merecimento para o preenchimento do cargo de desembargador. A gratidão enriquece quem a recebe”, enfatizou o desembargador Aldary, ao agradecer também aos servidores com os quais trabalhou e aos operadores do Direito com os quais atuou em todas as Comarcas e Juízos.

Mesa de Honra

A mesa de honra foi composta pelo presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., a subprocuradora geral de Justiça, Andréa Maria da Silva Rocha; o governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande; o vice-governador, Ricardo Ferraço, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do estado (Ales), deputado estadual Dary Pagung; e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazzolini.

Também prestigiaram a solenidade, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, desembargadora Alzenir Bollesi de Plá Loeffer; o deputado federal Josias da Vitória; o diretor do Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária Espírito Santo, juiz federal Fernando César Baptista de Mattos; presidente do Tribunal de Contas do estado, conselheiro Domingos Augusto Tauffner; o defensor público geral do Espírito Santo, Vinícius Chaves de Araújo, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional ES, Érica Ferreira Neves; o capitão dos Portos, capitão de Wendel Armani; e a presidente da Amages, Glícia Mônica Dornella Alves Ribeiro.

Ainda marcaram presença os desembargadores aposentados do TJES, Alemer Ferraz Moulin, José Luiz Barreto Vivas, Carlos Roberto Mignone, Sérgio Luiz Teixeira Gama, Ronaldo Gonçalves de Sousa, Rômulo Taddei, Ney Batista Coutinho, Jorge Goes Coutinho, Adalto Dias Tristão, Manoel Alves Rabelo, Jaime Ferreira Abreu, Annibal de Rezende Lima, Carlos Simões Fonseca, Telêmaco Antunes de Abreu Filho e Raimundo Ribeiro Siqueira.

A trajetória do novo desembargador

Com uma carreira jurídica de mais de 30 anos, Aldary Nunes Junior era juiz titular da Vara da Fazenda Pública Estadual, Registro Público e Meio Ambiente de Vila Velha, antes de ser promovido, e nos últimos meses havia sido convocado para compor o quórum do tribunal.

Nunes também já foi juiz corregedor da Corregedoria Geral da Justiça em duas ocasiões, presidente da 2ª turma do Colégio Recursal dos Juizados Especiais, juiz auxiliar da vice-presidência e corregedoria regional eleitoral do TRE-ES, bem como membro efetivo da corte eleitoral, representando a classe dos juízes estaduais por dois mandatos consecutivos, período no qual foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Antônio Miguel Feu Rosa. Além disso, presidiu o Colégio de Diretores das Escolas Judiciárias Eleitorais, entidade que reúne as escolas judiciais eleitorais de todo o País.

Mestre em Direito pela Universidade de Steinberg, na República Federal da Alemanha, e pós-graduado em Processo Civil pelo Instituto de Ensino Superior Professor Nelson Abel de Almeida, o novo desembargador também foi professor do curso preparatório da magistratura estadual, oferecido pela Amages em convênio com a Emes, e professor da disciplina de Direito Constitucional e orientador de monografias da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

 

Vitória, 13 de novembro de 2025

Texto: Elza Gomes

Carol Veiga
Assessoria de Imprensa do TJES
imprensa@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo