O programa pretende possibilitar, aos magistrados e servidores do Poder Judiciário, a construção de um saber reflexivo relacionado a situações concretas, a fim de desenvolver e consolidar as competências pessoais.
Processo de Suporte Institucional – Saúde Financeira
Este projeto tem o objetivo de orientar os magistrados e servidores na reorganização do orçamento familiar, por meio de ações educativas como palestras, cursos e acompanhamentos individuais ou familiares. O projeto tem caráter preventivo, pois visa ao planejamento dos gastos a fim de evitar o endividamento para gerar resultados positivos na administração das despesas.
Clique aqui para ter acesso à Cartilha sobre Saúde Financeira, elaborada pela CSPS. Ela contém dicas e sugestões para melhor administrar as suas finanças.
Processo de Suporte Institucional – Despertar
Desde 1997, o projeto Despertar atua para a prevenção, a orientação e o encaminhamento de magistrados, servidores e familiares em situação de dependência química. O objetivo deste projeto é a sensibilização, promovida por meio de campanhas educativas, palestras e cursos. As ações do projeto possibilitam o resgate da autoestima, da saúde, da qualidade de vida e da valorização pessoal e profissional dos magistrados, servidores e familiares.
Processo de Suporte Institucional – Guia do Servidor do Poder Judiciário
Esta lei regula as condições de provimento dos cargos, os direitos e as vantagens, os deveres e as responsabilidades dos servidores públicos civis. Clique aqui para ter acesso ao conteúdo integral.
Processo de Suporte Institucional – Promoção dos Valores Éticos e Morais no PJES
A CSPS ficou responsável, dentro do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES), por desenvolver ações em torno do Indicador 25 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Índice de promoção de valores éticos e morais.
Temos o objetivo final de, até 2015, implantar o Código de Ética do Poder Judiciário. Portanto, as discussões em torno da promoção da ética na instituição, além de levar a uma reflexão sobre o tema, têm o objetivo de estabelecer padrões éticos de conduta para o servidor público em situações específicas. O Código de Ética deverá ser um mapa dos valores e dos princípios do PJES, não se reduzindo, portanto, a vedações já dispostas na legislação.
Neste ano, dando continuidade às atividades desenvolvidas sobre ética, realizaremos algumas ações. Uma delas é a campanha “Ética em Pauta”, que visa sensibilizar magistrados e servidores do PJES sobre o tema, estimulando-os à reflexão. O conteúdo da campanha será disponibilizado, semanalmente, por e-mail ou pelo link da intranet. Além disto, está sendo organizado curso e palestra sobre o tema, no segundo semestre de 2012.