Viver Unimed: Uma parceria com foco na mudança de hábito

Por Isabella Mariano

Para atingir grandes transformações, é necessário que pequenas atitudes sejam tomadas. Escovar os dentes e lavar as louças com a torneira fechada, por exemplo, contribuem para a redução de custos da conta de água. Da mesma forma, algumas mudanças de hábito, como parar de fumar, dormir mais cedo e sentar de maneira adequada, podem gerar melhorias na saúde e na qualidade de vida.

Pensando nisso, desde julho de 2011, a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) atua com o Programa Viver Unimed, fruto de uma parceria entre a Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado (Ajudes), a Unimed e o Poder Judiciário. As ações do Viver Unimed visam incentivar a promoção da saúde e da assistência preventiva, com foco na qualidade de vida para aquisição de hábitos saudáveis.

Foram realizadas, ao todo, oito palestras preventivas em 2011 e em 2012, sobre temas como Postura, Alimentação Saudável e Sedentarismo. Não são todas as comarcas que irão receber as palestras, devido à dificuldade de deslocamento dos profissionais para o interior do Estado.

No ano passado, o Viver Unimed, também, promoveu a “Estação Saúde” em diversos municípios da Grande Vitória e em Guarapari. A ação consistiu em realizar a dosagem de glicose, cálculo do Índice de Massa Corporal, bem como a medição da pressão arterial, do peso e da altura dos servidores. Foi com o resultado dessa pesquisa que foram definidos os temas das palestras em cada local.

Está prevista, ainda, a realização de oficinas voltadas aos servidores sobre rotulagem, reeducação alimentar e postura. Além disso, a CSPS pretende, também, organizar a formação de grupos de tabagistas, hipertensos, gestantes e diabéticos.