O Dia Mundial do Rim é comemorado hoje dia 13 de março. E para comemorar a data, estão sendo realizadas ações de conscientização em todo país para prevenção das doenças renais.
Para marcar a data, a Fundação Pró Rim lançou a campanha Beba Água, que com auxílio das redes sociais, o usuário poderá fotografar a si mesmo (utilizando a técnica do selfie), e compartilhar a sua imagem com a hastag #bebaagua e #diamundialdorim, marcando seus amigos, e os desafiando a participar da campanha.
Especialistas alertam quanto aos cuidados que devemos ter para mantermos sempre a saúde dos rins em dia. Muitas pessoas pensam que os cuidados com os rins possam ser “controlados” somente com a ingestão de copos de água diariamente. Mas não é bem assim. Os cuidados vão além.
É importante que se faça check up anualmente para prevenção das doenças renais, pois existem sintomas que são silenciosos, e que só os exames poderão edentificá-los.
Segundo o chefe da Unidade Renal da Santa Casa de São Paulo, Dr. Luiz Antonio Miorim, os rins passam a diminuir de tamanho e de capacidade com o passar dos anos. “A partir dos 40 anos o rim começa a diminuir meio centímetro por década, o que influi na capacidade dele de drenagem”, explica. Normalmente o rim possui 12cm e vai diminuindo conforme o corpo envelhece.
Doenças como diabetes ou hipertensão arterial podem acelerar o processo de envelhecimento do rim. Pessoas com essas doenças são mais propensas a adquirirem alguma doença renal.
Pessoas que sofrem com pressão alta, ou que possuem diabetes e estão acima do peso, já se encontram no grupo de risco e devem procurar um especialista para acompanhamento.
A Doença Renal Crônica é a principal causa da perda das funções renais. Em estágio avançado, o paciente necessita realizar tratamento específico, como a diálise, onde é inserido um cateter na cavidade abdominal com um líquido de diálise para eliminar as substâncias acumuladas no sangue, como ureia, creatinina e potássio, função esta que deveria ser de um rim saudável. Em outras situações, é necessário realizar o transplante do órgão.
O rim é o órgão responsável pela filtragem do sangue no corpo, eliminando os excessos como água, sal, entre outras substâncias. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a taxa de mortalidade dos brasileiros que realizam diálise é de 17% ao ano. A maioria dos pacientes só descobrem a doença quando as funções renais já estão totalmente comprometidas, devido a falta de um diagnóstico precoce.
Por isso, fique atento:
– Beba no mínimo 2 litros de água diariamente.
– Controle o consumo de sal. Evite enlatados, conservas e outros tipos de alimentos industrializados.
– Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas.
– Se você é diabético, controle o açúcar no sangue.
– Não faça uso de medicamentos sem orientação médica.
– Pare de fumar ou reduza aos poucos o número de cigarros consumidos.
– Controle seu peso. Pratique exercício físico regularmente.
– Controle o estresse.
– Tenha o controle permanente do diabetes e da pressão arterial.
– Avalie o funcionamento dos seus rins. O exame de sangue, e de urina darão o diagnóstico.
Késsia Neto – Estagiária de Jornalismo CSPS