Novos juízes começam curso inédito de formação inicial

Curso formacao juizes 280

A expectativa é de que o curso dure em torno de três meses. Os novos juízes terão aulas teóricas, práticas e um tutor.

Curso formacao juizes 400O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio da Escola da Magistratura (Emes), iniciou nesta segunda-feira, 2, um curso inédito de formação dos novos magistrados que tomaram posse na semana passada. A expectativa é de que o curso tenha uma duração em torno de três meses. Nesse período, os novos juízes terão aulas teóricas, práticas e, ainda, terão um tutor para orientá-los nesse início de carreira.

O presidente da Emes, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, explicou que o curso não vai ensinar o que os magistrados já estudaram durante esse período de concurso, mas sim tirar as dúvidas nas mais diversas áreas do Direito. Vão discutir o código de ética da magistratura, buscando sempre um equilíbrio e a serenidade nas decisões. “É um curso para auxiliar nas dificuldades, pois terão aulas de administração, gestão processual e gestão de pessoas, já que hoje o CNJ exige que o juiz seja o gestor do Cartório; aulas práticas de audiências, de conciliações e do Tribunal do Júri”, falou Meira Brasil para os novos juízes.

A vice-presidente do TJES, desembargadora Catharina Maria Novaes Barcellos, que também foi saudar os mais novos juízes do Estado, lembrou que muitos dos aprovados já chegaram ao Judiciário com alguma experiência na área jurídica e parabenizou a todos pelo empenho e o sacrifício desses anos, até conseguirem o êxito no concurso.

A desembargadora, do alto de sua experiência, recomendou aos novos juízes: “é necessário que o profissional da área do Direito tenha a imagem de Deus à sua frente. É preciso ser humilde, é importante acatar a opinião dos mais velhos, dos servidores experientes. Cheguem com humildade e paciência com as partes, pois todos estão sofrendo. A expectativa é muito grande para com o Judiciário. Somos os responsáveis por resolver os problemas de cada um, portanto, temos que ter paciência. Amor e fé, para que tudo dê certo”, concluiu a vice-presidente.

O corregedor geral da Justiça, desembargador Carlos Roberto Mignone, pediu aos juízes para gravarem as palavras da desembargadora Catharina no coração, pois, de acordo com o corregedor, a experiência e a sensibilidade da magistrada a titularizam a falar daquela forma. “Sucesso!”, concluiu Mignone.

O curso é uma exigência da Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam) e as aulas teóricas vão acontecer às segundas-feiras, pela manhã, e as práticas serão às sextas-feiras. Os novos magistrados terão que cumprir um total de 480 horas/aula.

Vitória, 02 de junho de 2014

 

Informações à Imprensa:

Texto: Andréa Resende – amresende@tjes.jus.br
Assessora de Comunicação do TJES
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo