A Associação Justiça Social (AJS) desenvolveu seus trabalhos durante oito anos.
A Associação Justiça Social (AJS), organização de fins não econômicos que executou projetos de responsabilidade social no âmbito do Poder Judiciário Capixaba durante 8 anos, encerrou suas atividades em cerimônia realizada no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) na tarde desta terça-feira (10).
A AJS foi fundada em 7 de outubro de 2005 com o objetivo de agregar e aprimorar ações sociais existentes no âmbito do Judiciário e iniciar sua trajetória de execução de projetos de responsabilidade social. No decorrer de suas atividades, adotou a missão de desenvolver ações sociais que contribuíssem para o exercício da cidadania e o desenvolvimento socioeducativo.
Os projetos desenvolvidos pela associação foram muitos, como campanhas e gincanas sociais, Projeto Vaga-lume, projeto de ressocialização, Projeto Teia Monetária, Projeto Coleta Seletiva Solidária, Projeto Justiça das Vítimas, Projeto Ingredientes, Projeto Natal Social, Projeto Bazar Social e Projeto Justiça Sustentável.
A primeira ação de responsabilidade social da AJS, o Projeto Vaga-Lume, foi realizado em 2007 e em 2008 com o objetivo de promover oficinas temáticas para adolescentes em situação de vulnerabilidade, a fim de incentivá-los a se tornarem empreendedores sociais em suas comunidades. O trabalho recebeu o título de reconhecimento pelo desenvolvimento dos objetivos do milênio estabelecidos pela ONU.
O Projeto Ingredientes promoveu a formação de quatro turmas de jovens e adultos na profissão de auxiliar de cozinha. O curso profissionalizante em Gastronomia foi desenvolvido entre os anos de 2010 e 2013, com a parceria de diversas instituições.
Ex-alunos do curso estiveram presentes para prestar suas homenagens à AJS. Celeste Santos, hoje assessora da coordenação de Curso Superior de Gastronomia, fez um agradecimento emocionado.
“A única maneira de expandir o universo de uma pessoa é pelo conhecimento. O Projeto Ingredientes era voltado para pessoas que precisam de uma oportunidade no mercado de trabalho. E, hoje, eu estou falando em nome da Novo Milênio”, relatou.
Bruno Murrer, que hoje faz parte do Instituto de Gestão Social do Terceiro Setor (Iges), também deu seu depoimento. “Sou ex-aluno da última turma do Projeto Ingredientes, e, hoje, só tenho a agradecer à AJS, em nome dos alunos do projeto”, disse.
Durante a cerimônia, também receberam homenagem os parceiros institucionais, os profissionais voluntários e os diretores e conselheiros da associação. E, é claro, a última diretora da AJS, Wanda Martins, que agradeceu em nome de todos que contribuíram desde o início para a realização das atividades do grupo.
“Muito obrigada por todas essas palavras carinhosas e bonitas que foram ditas para mim e que eu gostaria de compartilhar com toda a equipe da associação, porque a alma da associação somos todos nós”, ressaltou.
Vitória, 10 de junho de 2014.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br