Corregedores do ES participam de reunião com Ministra

Reuniao Ministra Nancy 130

Nancy Andrighi tomou posse no cargo de corregedora nacional de Justiça na terça (27).

Reuniao Ministra Nancy 400Os desembargadores Carlos Roberto Mignone, corregedor geral da Justiça do Estado do Espírito Santo; Sérgio Luiz Teixeira Gama, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); e Aldary Nunes Junior, juiz auxiliar da corregedoria do TRE, participaram, nesta quarta-feira (28), de reunião de trabalho com a ministra Nancy Andrighi, nova corregedora nacional da Justiça. Corregedores de todo o país, no âmbito das justiças estadual, federal, trabalhista e eleitoral, participaram do encontro, que aconteceu no Superior Tribunal de Justiça, onde passará a funcionar a sede Corregedoria Nacional de Justiça.

Na abertura dos trabalhos, a ministra destacou que o grande desafio assumido em sua gestão será o de garantir celeridade no julgamento dos processos em todo País, assim como reduzir o número de processos administrativos que tramitam na própria Corregedoria. A corregedora disse que o órgão correcional possui aproximadamente 4.700 processos administrativos em tramitação, afirmado que internamente também enfrentará um grande desafio na solução dos mesmos.
Ao destacar o modelo de atuação de sua gestão, a corregedora nacional ratificou que está na hora de intensificar o uso de ferramentas da tecnologia da informação e de comunicação como suporte aos trabalhos desenvolvidos. Ainda defendeu que a tônica dos trabalhos realizados nas corregedorias deve ser a transparência. “Somente com a presença constante e um canal aberto de comunicação é possível a realização de um bom trabalho”, disse.

POSSE

Ao tomar posse no cargo de corregedora nacional de Justiça, na noite de terça-feira (26), a ministra Nancy Andrighi prestou homenagem aos juízes de primeira instância e disse que, durante a sua gestão, a Corregedoria Nacional de Justiça dedicará a este magistrado o “mais dedicado e atencioso olhar”. A posse da nova corregedora foi realizada na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília/DF, e reuniu diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros da advocacia e do Ministério Público.

“Vocês são a mola propulsora de toda a jurisdição”, afirmou a nova corregedora, que começou sua carreira na Justiça de primeiro grau do Rio Grande do Sul e é a primeira magistrada da Justiça Estadual a tomar posse no cargo. “É justo homenagear e enfatizar o trabalho solitário, corajoso e criativo do juiz do primeiro grau de jurisdição. Entre todos os juízes que integram a jurisdição brasileira, é ele que recebe pela primeira vez o cidadão aflito e acena-lhe com a esperança de Justiça”, complementou.

Em seu discurso de posse, a ministra disse que será obediente à meta de valorização da Justiça de primeiro grau, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com todo o Judiciário. Nancy Andrighi lembrou que é o juiz de primeiro grau que profere a decisão e que o trabalho nos demais graus de jurisdição é calcado na sentença de primeira instância, a qual, muitas vezes, é proferida, segundo a ministra, “em condições precárias”.

Vitória, 27 de agosto de 2014

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito – mcbrito@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261

Com informações da Assessoria de Comunicação da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e da Agência CNJ de Notícias

Crédito da foto: Assessoria de Comunicação da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo