Posse de novos desembargadores acontece nesta quarta-feira, 24

Novos desembargadores 2014 280

A cerimônia será às 17 horas no Salão Pleno. Autoridades que irão participar da solenidade já confirmaram presença.

Novos desembargadores 2014 400A cerimônia de posse dos três novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) será realizada na próxima quarta-feira, 24, às 17 horas, no Salão Pleno do TJES. Janete Vargas Simões e Robson Luiz Albanez foram eleitos no último dia 04, enquanto o magistrado Walace Pandolpho Kiffer foi escolhido no último dia 11.

Dentre as autoridades que irão participar da solenidade, já confirmaram presença o procurador-geral de Justiça do Espírito Santo, Eder Pontes da Silva; o presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra; o prefeito de Vitória, Luciano Rezende; o presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Domingos Augusto Taufner; o procurador geral do Ministério Público Especial de Contas, Luis Henrique Anastácio da Silva; o defensor público geral em exercício do Estado, Vinícius Chaves de Araújo; e o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Lucas Marcel Pereira Matias.

Os novos desembargadores serão conduzidos ao Salão Pleno pelo decano da Corte, desembargador Adalto Dias Tristão, e pela mais nova desembargadora do TJES, Eliana Junqueira Munhós Ferreira.

Após a execução do hino nacional e do hino do Espírito Santo pela banda da Polícia Militar, os três novos desembargadores irão prestar o compromisso legal para o exercício dos cargos. Em seguida, o secretário geral do TJES, José de Magalhães Neto, fará a leitura dos Termos de Posse e Exercício do cargo de desembargador.

O presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto, é quem dará posse aos três, conferindo o diploma e o Colar do Mérito Judiciário aos novos desembargadores. O Colar, criado em maio de 1984, é conferido aos desembargadores no ato de suas posses e, também, a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou à Justiça. Já a saudação aos novos colegas será feita pela vice-presidente do TJES, desembargadora Catharina Maria Novaes Barcellos.

A magistrada Janete Vargas Simões, terceira mulher a chegar ao cargo de desembargadora do TJES, foi eleita com 20 votos pelo critério de merecimento e irá ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Arnaldo Santos Souza. O magistrado Robson Luiz Albanez, eleito com 11 votos pelo critério de antiguidade, irá preencher a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Maurílio Almeida de Abreu. Já Walace Pandolpho Kiffer, eleito com 18 votos pelo critério de merecimento, irá ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Roberto da Fonseca Araújo.

Há ainda outras quatro vagas de desembargador no TJES, criadas pela Lei Complementar nº 661/2012. As cadeiras serão ocupadas, de forma alternada, pelos critérios de antiguidade e merecimento, sendo a próxima delas por antiguidade. A eleição dos novos desembargadores foi regida pelas regras da Resolução nº 106/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê o voto aberto, nominal, entre outros requisitos.

Os novos desembargadores

A nova desembargadora, a juíza Janete Vargas Simões, ingressou na magistratura em 1990, quando foi nomeada para o cargo de juíza substituta do Poder Judiciário do Espírito Santo. Anteriormente, atuou como advogada nas áreas cível e criminal no Estado e como diretora do Departamento Jurídico da Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbanos (Comdusa).

Durante sua atuação no Judiciário, Janete Vargas Simões coordenou Grupo de Trabalho para estudos de Padronização e Modernização dos Serviços Públicos prestados pelas serventias oficializadas dos Juizados Especiais Cíveis do Estado, e foi uma das idealizadoras do projeto Justiça Comunitária. A magistrada também atuou como coordenadora dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Espírito Santo, como presidente do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje) e como presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages).

O juiz Robson Luiz Albanez, promovido ao cargo de desembargador do TJES pelo critério de antiguidade em sessão realizada no dia 4 de setembro, ingressou no Poder Judiciário Estadual em 1986. O novo desembargador é mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e já atuou em várias Comarcas do interior do Estado. A gestão do magistrado recebeu elogios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por uma produtividade acima das expectativas em algumas unidades judiciárias do Estado.

O magistrado Walace Pandolpho Kiffer, eleito desembargador pelo critério de merecimento em sessão realizada no dia 11 de setembro, é juiz de Direito há 25 anos. Atuou nas Comarcas de Serra, Conceição da Barra, Mucurici, Montanha, Pinheiros, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Alegre, Iúna, Afonso Cláudio, São Mateus e Vitória, e como juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-ES) em várias oportunidades. O novo desembargador já foi membro do Ministério Público, é mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e exerce atividade docente há cerca de 15 anos.

Vitória, 23 de setembro de 2014

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Natália Bongiovani – nfbongiovani@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

 

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo