01 de outubro – Dia Internacional do Idoso

LSLB208

Experiência de vida, simpatia e acolhimento são alguns dos referenciais dos idosos, pessoas de total importância para a nossa sociedade. Nesta quarta-feira (01), comemora-se o Dia Internacional do Idoso, com o objetivo de homenageá-los, atentar para os seus direitos enquanto cidadãos, conscientizando o próximo, entre outros motivos. 

Até o ano de 2006, essa data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de Outubro, o dia foi transferido para esta data, de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006.

Nas últimas três décadas, o número de idosos dobrou. Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a um total de dois bilhões, o que significará uma importante mudança no perfil demográfico do mundo, com consequências para todos. 

Com o aumento da população idosa, multiplicam-se os desafios, tais como: acesso à educação; desfrutar de uma boa longevidade e boa saúde física e mental; participação ativa dos idosos na sociedade; combate ao abuso, à negligência, violência e maus tratos, combate à falta de respeito e discriminação de que são vítimas os idosos; inserção do idoso no mercado de trabalho, entre outros. 

Em muitos países, os idosos têm se beneficiado de menores taxas de pobreza e de fome, maior acesso a medicamentos e serviços de saúde e de ensino superior e oportunidades de emprego. 

Os idosos não são uma categoria à parte, todos nós continuamos a nos desenvolver, envelhecemos dia a após dia e aos jovens cabe saber que deve-se oferecer o carinho e atenção aos mais velhos. O mundo está pronto para os jovens, porque existiram outros jovens que hoje estão em novas fases da vida, incluindo a velhice. Onde, se tudo der certo, todos chegaremos lá. 

Leia mais no Estatuto do Idoso.

Fontes: Wikipédia e Uol

Gustavo Ferreira

Estagiário de Comunicação – CSPS