Criança tem direito a paternidade com ‘Meu Pai é Legal’

MeuPaiLegal 130

Projeto do TJES é realizado em Cmeis da Capital às vésperas do Dia das Crianças.

MeuPaiLegal 400O Dia das Crianças, comemorado no próximo domingo, dia 12, faz lembrar de direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988. Um deles é o da paternidade. No Estado, o projeto Meu Pai é Legal, da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), tem novas fases sendo realizadas neste mês de outubro e em novembro. O objetivo é o reconhecimento voluntário de paternidade de crianças, adolescentes e adultos que não possuem o nome do pai em seus registros de nascimento.

O projeto, este ano, funciona em parceria com instituições públicas, Faesa (Faculdades Integradas Espírito Santenses) e Secretaria de Educação de Vitória. Nesta quinta e sexta-feira, dias 09 e 10, acontece a primeira fase de oitivas (audição) com mães em quatro Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) – Cecília Meireles, em Monte Belo; Laurentina Mendonça, de Consolação; Luiz Carlos Grecco, da Ilha de Santa Maria; e Rubem Braga, de Monte Belo. Nesta fase, as mães indicam o nome e o endereço do suposto pai. Nova oitiva será realizada em 17 de outubro, no Cmei Terezinha Vasconcelos Salvador, no bairro Romão. O objetivo é atender no total 100 mães, nos horários de 7 e 13 horas.

Em uma segunda fase, que será realizada dia 12 de novembro, às 9 e às 13 horas, na Faesa da avenida Vitória, o suposto pai que foi devidamente notificado comparecerá, junto à mãe e ao (s) filho (s), para confirmar junto às autoridades das instituições parceiras se reconhecem ou não a criança como seu filho biológico. Na oportunidade, serão tomadas todas as providências para o registro de paternidade mediante gratuidade do registro de nascimento.

Segundo a magistrada Janete Pantaleão, Coordenadora da Infância e da Juventude, a criança é, acima de tudo, uma pessoa que possui direitos os quais não tem capacidade de exigir por si própria. Por isso são muito importantes projetos como o Meu Pai é Legal. “É um direito da criança que, mesmo nascida fora do casamento, seja reconhecida pelos pais como filhos que são. O Meu Pai é Legal é voltado para crianças e adolescentes em idade escolar e adultos que não possuem paternidade estabelecida no registro de nascimento, independente de situação financeira, social, cultural e outras.”

Dados

No Espírito Santo, em 2010, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), existiam em torno de 75 mil crianças/adolescentes matriculados na rede pública de ensino sem a paternidade reconhecida. Esses dados foram alterados com as ações do projeto Meu Pai é Legal, com ações de averiguação oficiosa, promovidas pelo Ministério Público e ações de Investigação de Paternidade, promovidas pela Defensoria Pública.

No município de Vitória, este ano, são aproximadamente 4.200 crianças e adolescentes matriculadas na rede municipal de ensino sem o nome do pai no registro. Outras Comarcas, por meio das Varas da Infância e da Juventude e Registros Públicos, realizam cotidianamente as mesmas ações visando o reconhecimento voluntário de paternidade.

PROGRAMA NACIONAL

O programa Pai Presente, da Corregedoria Nacional de Justiça, objetiva estimular o reconhecimento de paternidade de pessoas sem registro de nascimento tem sua base na Lei Federal nº 8.560/92, Provimentos nº 12 e 16 de Conselho Nacional de Justiça.

Vitória, 09 de outubro de 2014

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito – mcbrito@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br