Servidores participam do curso Organização de arquivos

Curso Organiz Arquivs 130

A formação, realizada pela Escola da Magistratura, aconteceu de 6 a 9 de outubro. 

Curso Organiz Arquivs 400Saber lidar com o excesso de informação, definir sua utilidade, sua necessidade e a forma de aproveitá-la para alcançar um dia a dia produtivo, esta foi a proposta do curso “Organização de Arquivos”, promovido pela Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes). Os encontros foram realizados de 6 a 9 de outubro, na Sala 1 de Treinamento do TJES.

Por meio de aulas expositivas, estudo de casos e resoluções de questões, o instrutor Waney Tadeu Motta apresentou soluções de organização pessoal e profissional. Taxonomia, níveis de organização, conservação, armazenamento de materiais e equipamentos; e arquivos no ambiente de trabalho integraram o conteúdo programático do curso.

Tadeu, que é especialista em Organização de Arquivos, arquivista do Tribunal de Justiça e integrante da Comissão Permanente de Avaliação Documental, procurou ajudar o servidor a lidar com seus arquivos pessoais e profissionais, principalmente em relação a que documentos guardar e por quanto tempo. “O importante é que a gente guarde tudo o que for preciso, pelo tempo que for preciso”, ressaltou.

Para a servidora Alessandra Bissolli, que atua na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), o conhecimento adquirido no curso será muito útil para melhorar a sua organização em casa e no trabalho.

Durante a formação, também foi abordada a maneira correta de se desfazer de documentos no Poder Judiciário; e, ainda, quais os tipos de documentos, quando e de que maneira podem ser enviados à Seção de Arquivo. O instrutor explicou que o tempo de guarda de documentos do Judiciário Estadual envolve regras que ainda serão definidas e que comissão para realizar estudo já foi criada.

Vitória, 10 de outubro de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva| elcrsilva@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo