16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

Dicas-de-Como-Cultivar-Vegetais-1

Celebrado em mais de 150 países, o Dia Mundial da Alimentação será comemorado pela 33ª vez neste ano. A data, criada a fim de fazer com que a população reflita acerca de temas como fome e segurança alimentar, deve ser pensada de maneira coletiva e individual.

Para a servidora e chefe da Sessão de Saúde da Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde do PJ/ES Waléria Marques, a data remete a questionamentos que vão além de uma boa alimentação individual, como comer verduras, legumes, frutas e contar com o acompanhamento de uma nutricionista, ela também deve ser tratada como conscientização da maneira como fazemos uso dos alimentos que nós temos. “Há muitas pessoas que ainda passam fome nos dias de hoje e outras que com tanto para comer, acabam desperdiçando comida, jogando fora”, frisou ela.

Os cuidados com as refeições diárias são fundamentais, de acordo com o site Mundo Educação, entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e mundial.

O dia ainda remete a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945.

Aproveite a data como forma de reflexão a respeito dos seus hábitos alimentares, no desperdício e como você pode mudar o quadro da alimentação mundial. Pequenas atitudes fazem o mundo melhor.

Fontes: Wikipedia, Maxpress e Mundo Educação.

Gustavo Ferreira

Estagiário de Comunicação – CSPS