Desembargador do TRT 8ª Região José de Alencar abriu workshop do planejamento do Tribunal de Justiça.
O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT 8ª Região) José de Alencar ministrou, nesta quarta-feira (29), no Hotel Golden Tulip, em Vitória, a palestra de abertura de Workshop de Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Espírito Santo. O desembargador, que é um entusiasta do planejamento estratégico e foi presidente do TRT da 8ª Região no biênio 2010-2012, falou sobre o método utilizado na construção do documento. “O que a técnica de cenários prospectivos permite é verificar quais as possibilidades, as diversas possibilidades de futuro, e prospectando essas possibilidades, tomar medidas proativas”, ressaltou o desembargador.
Após a participação do convidado, houve um momento de brainstorming, em que todos os magistrados e servidores presentes puderam sugerir propostas, sem qualquer tipo de filtro. O consultor da empresa Brainstorming Fernando Leme, que está assessorando o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), fez uma orientação sobre a metodologia utilizada para a elaboração do planejamento e falou sobre esta etapa do trabalho, “nessa primeira parte, de cenários prospectivos, vamos trabalhar quais são as variáveis que podem impactar a ação do Tribunal de Justiça nos próximos anos”, destacou Leme.
À tarde, foram formados nove grupos por grandes áreas de afinidade, com os temas política, segurança, legislação, tecnologia, social, economia, gestão pública, meio ambiente e atividades jurisdicionais, a fim de antecipar tendências e pensar o posicionamento futuro do Tribunal de Justiça diante destas questões.
O oficial de Justiça Cleomar Wolfgram participou do evento e elogiou a iniciativa. “Se nós quisermos discutir o Judiciário, a prestação jurisdicional, pensando na ponta, temos que trabalhar juntos”, e acrescentou, “nós poderemos construir a Justiça que queremos agora”.
Os grupos formados criaram e fundamentaram questionamentos relacionados aos diversos temas propostos, que após serem submetidos à área técnica serão apreciados por especialistas que não compõem o corpo funcional da instituição. Os cidadãos também poderão contribuir com a construção do planejamento do Poder Judiciário capixaba por meio de pesquisa que estará disponível no site entre os meses de novembro e dezembro.
A elaboração do Planejamento Estratégico teve início em setembro deste ano. Durante cerca de 10 meses, magistrados, servidores e cidadãos poderão participar ativamente da sua construção, que atende à Resolução nº 198, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável pela instituição da Estratégia Nacional para o Poder Judiciário no período 2015/2020.
Vitória, 29 de outubro de 2014.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br