Ewerton Schwab foi eleito por unanimidade. Fernando Bravin obteve 16 votos.
Dois novos desembargadores foram eleitos por merecimento durante sessão do Tribunal Pleno nesta quinta-feira (30). Com 16 votos, o nome do juiz Fernando Estevam Bravin Ruy figurava por outras duas vezes na lista Tríplice. Como na sessão do Pleno seu nome figurou pela terceira vez, o magistrado foi automaticamente promovido ao cargo de desembargador. Já o juiz Ewerton Schwab Pinto Junior, que atuava como assessor da presidência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, foi eleito desembargador, à unanimidade pelos 25 desembargadores presentes à sessão.
O juiz Fernando Bravin disse que acredita que o que levou à sua promoção pelo critério de merecimento é a dedicação aos estudos, o cumprimento às determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dentre outros aspectos. Acompanhado de tio e primos, o novo desembargador, que substitui no Tribunal de Justiça há dez anos, ficou muito feliz. “Estou muito realizado. As responsabilidades são as mesmas do primeiro grau. Apenas aqui a decisão é colegiada, o segundo momento do processo. Gosto muito da parte técnica e tenho respeito ao jurisdicionado. Para mim não há diferença entre os processos dos pequenos cidadãos e os das grandes empresas”, finalizou.
Fernando Estevam Bravin Ruy é doutor em Ciências Jurídico-Econômicas, especialidade de Economia Política, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É mestre em Direito e Economia desde 2006 pela Universidade Gama Filho. Pós-graduado em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho-RJ e em Direito Processual Civil pelo Instituto de Ensino Superior Nelson Abel de Almeida.
Graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto de Ensino Superior Nelson Abel de Almeida e em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. O magistrado já foi Procurador de Autarquia Federal e atua como magistrado do Tribunal de Justiça do Espírito Santo desde 1994.
Em 2007, recebeu o prêmio Prof. Dr. Jorge Miranda, por classificação em 1º lugar no doutoramento da FDUL, Portugal, NELB. Juiz de Direito de Entrância Especial, é professor doutor da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo e professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, Direito Civil e Ciências Jurídico-Econômicas.
Em abril deste ano lançou seu quarto livro, Direito Econômico Financeiro – Crédito e Investimento, e já abordou em outras publicações temas relacionados a direito do investidor; direito supranacional e crises financeiras.
Ewerton Schwab Pinto Junior
Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo em 1980, o magistrado tem 56 anos. Tomou posse como juiz em junho de 1990, atuou como juiz de Direito Titular da 4ª Vara Cível de Vila Velha e como juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, tendo integrado a Comissão de Concurso Público do Tribunal de Justiça. O magistrado também atuou como juiz corregedor.
Segundo o magistrado, a emoção de ser eleito desembargador é ver o reconhecimento do seu trabalho por 25 anos no Tribunal de Justiça. “É o que sempre norteou a minha vida: procurar fazer Justiça”.
Vitória, 30 de outubro de 2014.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Andréa Resende, Marcia Brito e Natália Bongiovani
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
mcbrito@tjes.jus.br
Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br