Em entrevista à TV Justiça-ES desembargadores contam trajetória
A TV Justiça do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) começa 2015 com dois novos projetos. O primeiro, um programa que traz entrevistas com os desembargadores do TJES sobre vida e trajetória profissional. O segundo, um programa que trará reportagens sobre os grandes temas que movimentam a Justiça e a sociedade capixabas.
Batizado de Desembargadores do ES, o programa de entrevistas terá três edições mensais, cada uma com um magistrado. Elas serão disponibilizadas no canal da TV Justiça no Youtube. Este mês já estão no ar as entrevistas com os desembargadores Álvaro Manoel Rosindo Bourguingnon, José Luiz Barreto Vivas e Ronaldo Gonçalves de Sousa.
Para acessar, clique aqui.
“Nós somos o último degrau ou a última opção que alguém que se sente lesado em seus direitos mínimos de cidadania e de sobrevivência pode tentar alcançar para se ver reparado ou reintegrado dentro da sua personalidade e tudo aquilo que tenha sido violado”, disse o desembargador Álvaro Manoel Rosindo Bourguingnon, que desde 1997 ocupa o cargo no Tribunal de Justiça do Espírito Santo.
O magistrado ingressou no Judiciário Estadual por meio de vaga da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) destinada ao quinto Constitucional. Anteriormente, foi advogado, procurador do Estado e Conselheiro da OAB – Seção Espírito Santo. Álvaro Manoel Rosindo Bourguingnon é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde atua como professor do Curso de Direito.
Para o desembargador José Luiz Barreto Vivas, “sem Justiça o povo ficaria órfão, porque nós teríamos de um lado o legislador, o legislativo, fazendo as nossas Leis, e o Poder Executivo também cumprindo as Leis. Mas há a necessidade de um Poder, de um outro Poder, que é a Justiça, o Poder Judiciário, para que ele possa dirimir essas dúvidas, muitas vezes acontecidas entre a elaboração de uma Lei e a execução de uma Lei”.
José Luiz Barreto Vivas se formou em Direito pela Ufes em 1967. Atuou como advogado, servidor público e professor. Em 1981 ingressou no Ministério Público, e em 1993 foi promovido para o cargo de procurador de Justiça. Desde 2004 atua como desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.
O desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa também fez algumas reflexões sobre o Judiciário. “A Justiça não é uma coisa muito concreta. Só quem precisa dela e quando a recebe é que pode aquilatar o que realmente é Justiça”, ressaltou.
Formado em Direito pela Ufes, Ronaldo Gonçalves de Sousa ingressou na magistratura em 1980 e em 2005 foi promovido por antiguidade a desembargador do TJES. Anteriormente, trabalhou como comerciário, bancário e advogado. Como juiz, atuou nas Comarcas de Mantenópolis, Conceição do Castelo, Afonso Cláudio, Linhares, e da Capital.
Justiça Capixaba
Com estreia prevista ainda para o mês de janeiro, o programa Justiça Capixaba trará reportagens e entrevistas sobre temas da atualidade e relevantes para o cidadão e o Poder Judiciário. Terá duração aproximada de 30 minutos e será apresentado pelo jornalista Clério Junior. As reportagens e entrevistas serão realizadas pela repórter Taís Valle. Justiça Capixaba poderá ser assistido pelo canal da TV Justiça no Youtube.
Vitória, 16 de janeiro de 2015
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva| elcrsilva@tjes.jus.br e Roberto Andrade| prmaia@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br