Participação é obrigatória para inclusão dos pretendentes no Cadastro de Adoção.
A Comarca de Linhares realiza, entre os dias 10 e 26 de março, o Curso preparatório de Habilitação para Adoção, realizado pela equipe técnica da Vara especializada da Infância e Juventude de Linhares. A atividade é direcionada para pessoas que já ajuizaram ação para adoção na comarca local.
A participação no curso é importante porque é um requisito obrigatório para a inclusão dos mesmos no Cadastro Nacional de Adoção (CNA/SIGA).
De acordo com uma das organizadoras do curso, a assistente social Alzirene D’Assunção, os grupos que mais precisam de adoção são crianças acima de três anos. “Adoções de crianças acima de três anos e de adolescentes são consideradas como adoções tardias. Este grupo tem mais tempo de institucionalização e geralmente não é o preferido pelos casais”, disse a assistente social.
Alzirene destaca ainda que, apesar do curso ser realizado para um público específico, qualquer pessoa pode buscar a equipe técnica da Vara da Infância e Juventude de Linhares para obter orientação sobre os trâmites necessários para adoção. O horário de atendimento é das 12 às 18 horas.
Entenda:
O curso de habilitação para adoção visa atender as determinações legais, bem como materializar uma das metas propostas pela Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude. O objetivo do encontro é prestar “orientação e estímulo à adoção inter-racial de crianças maiores ou de adolescentes com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos” (lei 8069/90, art. 197-C).
Sanar dúvidas sobre os aspectos jurídicos da adoção, trocar experiências entre os pretendentes, possibilitar a preparação psicológica dos futuros pais e realizar encaminhamentos aos grupos de apoios para adoção, caso necessário, são outros objetivos do curso.
A atividade que será realizada em Linhares será divida em cinco encontros com os seguintes temas:
Aspectos Sociojurídicos da Adoção.
Motivação para Adoção / Adoções tardias, inter-raciais, de Grupos de Irmãos e de Crianças com necessidades especiais de saúde.
Mitos e preconceitos relacionados à adoção / Segredo e revelação da adoção para seu filho.
Devolução / Filho Ideal x Filho Real / Estágio de Convivência. Impressões acerca da visita institucional/Apresentação de depoimentos de adotantes.
Apresentação de depoimentos de adotantes/ Reavaliação do perfil da criança/adolescente a ser adotado/ Avaliação do curso. |
Vitória, 11 de Fevereiro de 2015
Informações à Imprensa:
Texto: Leonardo Quarto
Tels.: 3334-2261
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2262
www.tjes.jus.br