Ações de enfrentamento à violência contra a mulher foram lançadas no Palácio Anchieta na tarde desta quinta-feira, 05.
O anúncio de duas novas ações do governo do Estado para combater a violência contra a mulher, realizado na tarde desta quinta-feira (05), no Salão São Thiago, no Palácio Anchieta, contou com a participação da juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, Coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do TJES, e da magistrada Gisele Souza de Oliveira.
Um dos projetos lançados foi denominado como “Visita Tranquilizadora a Mulheres Vítimas de Violência”, que se trata de um desdobramento da Patrulha da Comunidade. Na iniciativa, policiais vão visitar espontaneamente as mulheres que já estão com medida protetiva para saber como anda o relacionamento com o companheiro.
Já o “Homem que é Homem”, outro projeto lançado pelo governo do Estado, obriga os agressores a participar de reuniões educativas organizadas pela Polícia Civil para aprenderem sobre respeito e sociabilidade.
No evento, a juíza Gisele Souza de Oliveira destacou o total apoio do TJES às iniciativas e disse esperar que os frutos do trabalho realizado, a mudança da cultura da violência contra a mulher, possam ser finalmente colhidos.
O Espírito Santo foi líder em homicídio de mulheres durante dez anos. Atualmente, o Estado está em segundo lugar e busca com as iniciativas lançadas mudar este quadro.
Justiça Pela Paz em Casa
Cerca de 850 processos relativos à Violência Doméstica Contra a Mulher serão julgados na Grande Vitória e no interior do Estado durante a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, que acontece de 09 a 13 de março, em todo o País. As audiências e os júris foram agendados após um levantamento de processos feito pelas Varas Especializadas em Violência Doméstica, Varas Criminais, Juizados Especiais Criminais e Varas do Tribunal do Júri.
De acordo com a Coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do TJES, juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, “o grande número de julgamentos agendados para a próxima semana significa que juízes, servidores e parceiros estão comprometidos com a campanha e de braços dados na mesma luta”.
Batizada de “Justiça pela Paz em Casa”, a campanha nacional, idealizada pela Ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai mobilizar os 27 Tribunais do País com o objetivo de promover a paz nos lares brasileiros por meio de ações concretas de combate à violência contra a mulher.
Vitória, 05 de março de 2015.
Foto: Thiago Guimarães – Secom/ES
Informações à Imprensa:
Texto: Leonardo Quarto
Tels: 3334-2261
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2262
www.tjes.jus.br