STI orienta usuários sobre mensagem de erro

Erro pc 130

A unidade elaborou procedimentos sobre a utilização dos serviços em três navegadores. 

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) informa que os certificados digitais dos serviços utilizados nos endereços: selo.tjes.jus.br, correio.tjes.jus.br e autenticacao01.tjes.jus.br – foram substituídos por certificados autoassinados, em que a autoridade certificadora é o próprio Poder Judiciário (PJES). A alteração ocorreu na última sexta-feira (13).

A equipe da STI explica que, “como o PJES não é uma autoridade certificadora reconhecida, esses certificados não são aceitos pelos navegadores, como Firefox, Chrome, Internet Explorer e outros. Por esse motivo, serão vistos como um risco de segurança. Entretanto, esses certificados são legítimos e necessários para garantir a segurança na comunicação entre o usuário e os serviços web fornecidos pelo PJES”.

No intuito de sanar qualquer dúvida em relação às mensagens de erro sobre o aceite desses certificados, foram elaboradas orientações sobre os acesso dos serviços do PJES nos três navegadores de uso comum no órgão: Firefox, Google Chrome e Internet Explorer. O uso do Firefox é recomendado, pois é o único navegador que permite “salvar a exceção permanentemente”.

Orientações elaboradas pela STI para acesso aos endereços:

  • selo.tjes.jus.br

  • correio.tjes.jus.br

  • autenticacao01.tjes.jus.br

Firefox

Ao tentar acessar algum dos endereços citados acima o Firefox apresentará a tela exemplificada abaixo. Clique em “Entendo os riscos”.

navegador passoapasso 01

Em seguida clique em “Adicionar exceção”.

navegador passoapasso 02

Para visualizar o certificado clique no botão Exibir. Nessa tela deverão ser mostradas informações sobre o certificado conforme imagem abaixo (no caso do correio eletrônico):

navegador passoapasso 03

Por fim, clique em “Confirmar exceção de segurança” para adicionar o certificado.

navegador passoapasso 04

Se a opção “Salvar esta exceção permanentemente” for marcada a mensagem de erro não aparecerá novamente. Por isso, recomendamos a utilização do Firefox.


Google Chrome

No Google Chrome a mensagem será apresentada conforme imagem abaixo.

navegador passoapasso 05

Clique em Avançado, e a tela abaixo será apresentada. Clique em “Ir para [endereço do sistema] (não seguro)”.

navegador passoapasso 06

A página será direcionada para o conteúdo desejado. Esse procedimento deverá ser realizado toda vez que o usuário acessar os sistemas.

 

Internet Explorer

No Internet Explorer clique no link “Continuar neste site (não recomendado)”.

navegador passoapasso 07

Esse procedimento deverá ser realizado toda vez que o usuário acessar os sistemas.

Pular para o conteúdo