31 de Maio – Dia Mundial Contra o Tabaco

 

images 1 copiar

No dia 31 de maio, celebra-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A data, que foi criada em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo principal, difundir informações e contribuir para proteger a população mundial não apenas dos efeitos nocivos do consumo, como também dos problemas sociais, ambientais e econômicos decorrentes de seu uso e da exposição passiva à fumaça do tabaco.

De acordo com a OMS, O tabaco mata aproximadamente seis milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos, e a estimativa é que até 2030, a epidemia mate cerca de oito milhões de pessoas por ano. Outro dado alarmante da OMS é que cerca de 80% dessas mortes evitáveis estarão entre as pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

Quem fuma lida com a dependência química e obviamente se defronta com grandes obstáculos para que consiga abandonar o tabaco. Para quem quer parar de fumar, geralmente começa escolhendo uma data para ser o primeiro dia sem cigarro. Mas para quem não consegue parar de fumar sozinho, uma valiosa dica é sempre procurar um tratamento especializado.

Um dos primeiros passos a ser tomado pode ser o tratamento oferecido pelos médicosdas Unidades de Saúde da Família do Espírito Santo. O paciente é direcionado a grupos que discutem diversos temas, como mudança de estilo de vida e alimentação saudável por meio de terapia comportamental.

Confira o link  aqui

Sesa faz ações de conscientização para o Dia Mundial Sem Tabaco

Para conscientizar sobre os efeitos negativos do fumo a equipe do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) preparou ações de alerta a população para o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado neste domingo (31). Na próxima segunda (01) e terça-feira (02), a equipe vai demonstrar como a fumaça do cigarro é prejudicial e realizar testes para medir o monóxido de carbono no organismo com ações na sede administrativa da Sesa e em frente ao Clube Álvares Cabral, em Vitória.

 

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS) e http://www.saude.es.gov.br/

Danilo Ferraz