Paz em Casa: primeiro dia resulta em prisão

2a semana justica evento 130

Juizado atua em VV até sexta-feira (07). Em todo Estado deve-se julgar 457 processos. 

2a semana justica evento 400O primeiro dia de atividades do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, o Ônibus Rosa, em Vila Velha, resultou na expedição de um mandado de prisão preventiva para um suposto agressor. As atividades começaram na última segunda-feira (03) e vão até a próxima sexta-feira (07). Foram realizados 34 atendimentos e concedidas cinco medidas protetivas para mulheres em situação de violência no primeiro dia de trabalho.

As atividades do Ônibus Rosa em Vila Velha fazem parte da II Semana da Justiça Pela Paz em Casa, evento idealizado pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que possui abrangência nacional. A expectativa do Judiciário capixaba é julgar 457 processos que envolvem violência contra a mulher até a próxima sexta-feira (07).

A Coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, durante o lançamento das atividades em Vila Velha destacou os avanços do trabalho de enfrentamento à violência doméstica. “Na verdade, o que ocorre? Enquanto a gente divulga as mulheres estão tomando conhecimento de seus direitos. Isso é importante porque muitas não sabem nem que existe a Lei Maria da Penha”, disse.

Para a juíza Hermínia Azoury, um dos maiores desafios na luta contra a violência doméstica é encontrar as vítimas. “Muitas vítimas estão no anonimato. Com todo esse trabalho de políticas públicas implementado, as mulheres começaram a se encorajar, a buscar solução para suas próprias mazelas, para os processos e começaram a ver que existe um TJ preocupado, enfim, é o momento em que os três Poderes têm que dar as mãos para que as políticas sejam eficazes”, analisou.

Apoio

A Prefeitura Municipal de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), tem dado apoio e suporte à organização do evento. Também estão apoiando a causa a ETTCA (Escola Técnica de Turismo Capixaba), Supermercados Perim, Padaria Jodima, “Fazendo Artes – Artesanato em Biscuit, EVA e feltro”, Gráfica CopyGlória, A&F Global Service Brasil LTDA, L’Acqua Di Fiori, Senac e Mary Kay.

As entidades têm contribuído significativamente com o fornecimento gratuito de serviços, bem como de produtos e brindes que serão destinados às mulheres vítimas de violência doméstica.

Na primeira edição da campanha, que ocorreu no último mês de março, o Ônibus Rosa passou por municípios da Grande Vitória, esclarecendo dúvidas, conscientizando a população sobre os direitos da mulher e atendendo a mulheres vítimas de violência. O ônibus atendeu, naquela semana, a mais de 500 pessoas, sendo que 37 mulheres, vítimas de violência doméstica, foram beneficiadas com a iniciativa.

Vitória, 04 de agosto de 2015.

Informações à Imprensa:

Texto: Leonardo Quarto
Tels: 3334-2261
laquarto@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2262

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo