Homenagem de Moção de Aplausos partiu do vereador de Vila Velha, Ricardo Chiabai.
O supervisor dos Juizados Especiais, desembargador Ney Batista Coutinho, o juiz titular do 3º Juizado Especial Cível de Vitória – Justiça Volante, Marcos Valls Feu Rosa, e o servidor Dalton Lordello de Carvalho receberam na tarde desta sexta-feira, 18, das mãos do vereador de Vila Velha Ricardo Chiabai, certificado de Moção de Aplausos em homenagem ao projeto Justiça Volante. A cerimônia de entrega das moções aconteceu na entrada do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
Além dos homenageados, estiveram também presentes na ocasião o presidente da Associação de Magistrados do Espírito Santo (Amages), Ezequiel Turíbio e a coordenadora dos Juizados Especiais, juíza Giselle Onigkeit.
Agilidade
O desembargador Ney Batista Coutinho disse estar feliz pela homenagem recebida, pois se trata de um trabalho que não é só dele, mas de uma equipe. Sobre a importância do projeto, o desembargador afirma que o principal ponto é que não se trata de “uma Justiça que fica estática”. Com o projeto, “a prestação jurisdicional vai até o cidadão. E se vai até o cidadão, dá mais agilidade, mais presteza, e, com isso, acaba-se fazendo a verdadeira justiça”.
Trabalho diferenciado
O vereador Ricardo Chiabai revela que o desejo de homenagear os responsáveis pelo Justiça Volante surgiu após ele ter acesso a uma matéria veiculada sobre o projeto. “Eu achei muito interessante porque a Justiça Volante não espera que o cidadão venha até o ‘homem público’, ela vai até o cidadão, e isso é um diferencial, é um trabalho diferenciado, por isso eu resolvi fazer uma homenagem àqueles que estão envolvidos”, explica Chiabai.
Comemoração
A juíza coordenadora dos Juizados Especiais, Giselle Onigkeit, lembra que a homenagem veio em um momento oportuno, no qual o sistema dos Juizados Especiais completa 20 anos. “A Justiça Volante foi instalada no período em que foi criada a lei 9.099. Então a homenagem veio coincidentemente nesse período de comemoração”, disse a juíza.
Justiça próxima do povo
O juiz Marcos Valls Feu Rosa, há 11 anos à frente do Juizado, vê a homenagem como um reconhecimento e um estímulo. “A Justiça Volante é um projeto que tem essa finalidade: aproximar-se da população. E o reconhecimento que esse projeto do Tribunal de Justiça está tendo hoje, através de um vereador, é muito importante, muito significativo, e estimula ainda mais o trabalho do Tribunal de Justiça”,
Justiça Volante
Com 20 anos de existência, o projeto Justiça Volante foi criado para atender chamados relacionados a acidentes de trânsito sem vítimas. A finalidade do projeto é aproximar a Justiça do povo, dando prioridade ao bom atendimento e à celeridade nos processos.
A Justiça Volante pode ser acionada por meio do telefone 190, do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que encaminhará uma das três viaturas da Justiça Volante ao local do acidente. O serviço é gratuito, com horário de atendimento das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, com abrangência na Grande Vitória.
Vitória, 18 de setembro de 2015.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elvio Filho – esfilho@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br