De todas as unidades judiciárias disponíveis, 20 foram escolhidas pelos juízes.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realizou sessão pública de remoção e promoção de magistrados na manhã desta sexta-feira (02), no salão do Tribunal Pleno. Ao todo, 102 juízes participaram do processo, sendo que 15 foram promovidos do cargo de juiz substituto para juiz de Direito.
A sessão pública desta manhã foi convocada por meio do Edital nº 36/2015, publicado no dia 10 de setembro no Diário da Justiça Eletrônico (e-diário) e assinado pelo presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça. De todas as 24 unidades judiciárias disponíveis, 20 foram ocupadas após o encontro.
Todo o processo de remoção e promoção de juízes realizado nesta manhã contou com o auxílio dos magistrados Gustavo Procópio, do 2º Juizado Especial Cível de Colatina, e Felipe Morgado Horta, então na 2ª Vara Cível de Colatina e agora removido para a Comarca de Vitória.
A sessão foi realizada em um modelo de “leilão”, onde os juízes manifestaram interesse em atuar em determinada Vara que se encontrava vaga. O modelo tem sido adotado nos últimos anos, permitindo maior agilidade no processo.
Para o juiz Gustavo Procópio, a remoção é um caminho natural na vida funcional dos juízes. “Em regra eles começam por Comarcas pequenas, geralmente no interior, e vão caminhando para lugares maiores, principalmente as cidades próximas da Capital”, explicou.
O magistrado destacou que todo o processo realizado na manhã desta sexta caminhou de forma harmoniosa. Para que um juiz seja promovido de substituto a juiz de Direito, é necessário que a vaga esteja disponível e que ele atenda aos requisitos constitucionais.
Vitória, 02 de outubro de 2015.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Leonardo Quarto – laquarto@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br