TJES assina com Governo do Estado convênio para atuação de Policiais Militares da Reserva no Poder Judiciário

Presidente do Tribunal de Justiça espera ter pelo menos 100 policiais atuando nas Comarcas do Estado, até o final de 2017.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Desembargador Annibal de Rezende Lima e o Governador do Estado, Paulo Hartung, assinaram na manhã desta terça-feira (05/04), um convênio que irá permitir o treinamento e a cessão de Policiais Militares da Reserva para a atuação na segurança interna do TJES e dos Fóruns das Comarcas do Estado.

A assinatura do documento contou ainda com a presença do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, e do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho.

Segundo o Presidente do TJES, os cinquenta policiais que inicialmente serão preparados pela Polícia Militar para atuar no âmbito do Poder Judiciário, irão realizar a segurança interna de suas instalações, inicialmente no Tribunal de Justiça e em alguns Fóruns de maior porte.

Porém, a expectativa é de que ainda este ano, a segurança dos Fóruns do interior seja ampliada pela contratação de mais 50 policiais, totalizando pelo menos 100 militares atuando nas instalações do Poder Judiciário Estadual até o final de 2017, conforme explicou o Desembargador Annibal.

O Desembargador afirmou ainda que, a fim de promover o aumento na segurança dos Fóruns de todo o Estado, novos Policiais da Reserva certamente poderão ser contratados nos anos seguintes.

“Com muito trabalho e diálogo, chegamos a um bom termo comum em um tema delicado e focado nas necessidades da Justiça Estadual. É um passo importante na utilização de Policiais da Reserva. Nossos Policiais Militares aposentam cedo demais, em média com 50 anos. Com esse convênio, estamos levando para o Judiciário homens e mulheres que estão no auge de sua produtividade para prestar os serviços necessário”, ressaltou o governador Paulo Hartung.

Além do aumento do contingente de profissionais atuando em sua segurança, o Poder Judiciário irá contar com profissionais altamente qualificados, conforme explicou o Coronel Nylton Rodrigues. Segundo o militar, esses profissionais apresentam elevada experiência na área, devido aos seus trinta anos de atuação como policiais.

Já o Secretário de Segurança, André Garcia, destacou que, além de prover maior segurança a servidores e magistrados do Poder Judiciário Estadual, a medida não irá desfalcar o efetivo da Polícia Militar, com o benefício adicional de trazer para atividade Policiais da Reserva, que terão um aumento em sua renda, e consequentemente, na qualidade de vida.

Segundo o Secretário de Segurança, a medida tem as características de uma gestão moderna, uma vez que irá atender a todos, sem aumentar as despesas do Estado ao mesmo tempo em que oferece soluções que conciliam interesses.

A assinatura do convênio contou ainda com a participação do Desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho, Presidente da Comissão de Segurança Institucional do TJES, e de Rodrigo Rabello Vieira, ex-Procurador Geral do Estado, que tiveram participação ativa na construção do convênio.

Também estiveram presentes à solenidade, que foi muito prestigiada, os Desembargadores Samuel Meira Brasil Júnior, José Paulo Calmon Nogueira da Gama, Carlos Simões Fonseca, Fernando Estevam Bravin Ruy, Fernando Zardini Antonio, Arthur José Neiva de Almeida, Jorge Henrique Valle dos Santos, além dos Juízes Alday Nunes, Anselmo Laghi Laranja e Fábio Brasil Nery, sendo os dois últimos, Assessores Especiais da Presidência.

Vitória, 05 de abril de 2017

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Thiago Lopes | thflopes@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo