Juiz Aldary Nunes Junior representa a classe dos juízes de direito estaduais no TRE e tomou posse no dia 19/05 como Presidente do CODEJE.
Na última sexta-feira (19/5), o Juiz de direito Aldary Nunes Junior tomou posse como Presidente do Colégio de Dirigentes da Escola Judiciária da Justiça Eleitoral (Codeje). O magistrado, que representa a classe dos juízes de direito estaduais no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e é Diretor da Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Antônio José Miguel Feu Rosa, foi eleito, à unanimidade, e empossado durante o IX Encontro do Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias, que aconteceu nos dias 18 e 19 de maio, em Belo Horizonte/MG.
O Codeje foi criado em julho de 2013, em Recife (PE). Seu objetivo é fortalecer as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJE) de todo o país, por meio de diversas ações, dentre elas: elencar e orientar as demandas, debater os problemas enfrentados, compartilhar experiências e manter a comunicação permanente. Também é função do Colégio representar as Escolas Judiciárias perante o Tribunal Superior Eleitoral.
Ao ser empossado, o novo presidente, que já ocupava o cargo de vice-presidente, agradeceu a confiança depositada pela integralidade dos diretores membros do Codeje e afirmou se sentir honrado em receber essa missão de trabalhar em prol do fortalecimento das EJEs, idealizadas em 2002, por iniciativa do ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, na gestão do Presidente do TSE, Ministro Sepúlveda Pertence.
Segundo o juiz Aldary Nunes Junior, todos os magistrados que atuam na jurisdição eleitoral acabam tendo um encantamento pelo Direito Eleitoral, sendo inequívoca a importância das EJEs na capacitação dos juízes eleitorais, para permitir que possam sempre atuar de forma mais efetiva e qualificada, assim como prestigiar e incentivar projetos nos eixos da cidadania e desenvolvimentos de novas práticas eleitorais, conforme prevê a Resolução n.º 23.482/2016, do TSE.
Atualmente, todos os TREs do Brasil possuem uma EJE, que tem como objetivo promover o conhecimento em Direito Eleitoral, por meio de cursos de pós-graduação, cursos de extensão, ciclos de estudos e seminários ao público interno e externo.
Vitória, 22 de maio de 2017.
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br