Projetos foram definidos pelo Comitê de Governança de TI, o que permitiu entregas de valor.
A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que vem sendo reestruturada desde o início da atual gestão, com planos definidos para execução de projetos, novos investimentos e melhores condições de trabalho, ganhou um norte com o desenvolvimento dessas ações. Agora a STI está pronta para dar um salto de qualidade na prestação de serviços almejados por magistrados e jurisdicionados.
O marco para a nova condução dos projetos foi a instalação do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (GCTIC), em fevereiro do ano passado. A partir daí, foi possível traçar um plano de investimentos para a área, com base nas propostas do Planejamento Estratégico do TJES. Esse plano foi aprovado pelo Comitê de TIC, que passou a direcionar, monitorar e avaliar regularmente a atuação da gestão da STI.
O primeiro passo para definir as prioridades de investimentos foi a apresentação de um diagnóstico da Secretaria de Tecnologia da Informação. Esse retrato apresentado foi embasado pela Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orientou a priorização das demandas, resultando na elaboração da Estratégia de TI do Poder Judiciário Espírito Santo (PJES). Essas ações estão gerando entregas de valores para a sociedade, otimizando custos, inovando, proporcionando um gerenciamento adequado do ambiente tecnológico e valorizando o servidor de TI.
De acordo com a Secretária da Secretaria da Tecnologia da Informação, Christine Rossi, “para alcançar bons resultados, não basta executar bem os projetos, é preciso escolher o projeto certo, o que de fato gera valor para o jurisdicionado. Com esta finalidade, as ações de Governança de TIC ajudam a integrar a tecnologia de forma mais próxima aos objetivos do Poder Judiciário e melhorar a sua relação custo/eficácia”, destaca a secretária.
Entre os investimentos mais importantes, destaca-se a expansão do Processo Judicial Eletrônico no Espírito Santo, o PJe. O projeto-piloto foi iniciado em janeiro de 2017, com a instalação do Pje nos Juizados Especiais de Colatina. Até o momento, o Pje foi expandido para 20 Unidades Judiciárias no Estado e o Poder Judiciário Estadual possui mais de 23 mil processos ajuizados no sistema. Pensado para auxiliar na solução do crescente número de demandas nos Juizados Especiais Cíveis, o sistema é também uma importante ferramenta que o Poder Judiciário possui para garantir uma resposta mais rápida à sociedade no que diz respeito ao andamento processual, sendo utilizada, ainda, nas Varas com competência em Execuções Fiscais, nos âmbitos Estadual e Municipal.
A ampliação do Pje para as Turmas Recursais do Norte e do Sul do Estado está entre os novos projetos da STI. Além da expansão do Pje, também está em fase de aquisição um sistema de gestão corporativa, que possibilitará uma gestão dos recursos administrativos de forma centralizada, mais ágil e moderna.
Seguindo orientações do CNJ, no sentido de que a área de tecnologia deve manter seu quadro efetivo com técnicos cuja formação seja adequada ao desempenho da função, o TJES também tem investido na capacitação dos servidores da STI, por meio do Plano de Capacitação da STI. Foram priorizadas capacitações relacionadas aos seguintes temas: central de serviços, governança de TI, segurança da informação, escritório de projetos e desenvolvimento de aplicações.
Com relação à segurança da informação, houve uma revitalização do Comitê Gestor de Segurança da Informação. De acordo com a Secretária, a conduta técnica dos servidores da Coordenadoria de Suporte e Manutenção possibilitou, inclusive, uma atuação imediata diante dos recentes ataques cibernéticos à rede mundial.
Todas essas ações e projetos de TI tem proporcionado ao Poder Judiciário Estadual um reconhecimento nacional. O trabalho desenvolvido pela STI possibilitou alcançar 90% dos pontos necessários para adquirir o selo “Justiça em Números”, na categoria Prata. Uma premiação feita pelo CNJ, com a proposta de reconhecer o aperfeiçoamento feito pelos Tribunais do país na produção, gestão, organização e disseminação de informações.
Ainda no sentido de otimizar custos, a Secretaria de Tecnologia da Informação implantou ações de avaliação do melhor custo-benefício, especialmente durante o estudo de viabilidade de contratação. Atualmente, todas as soluções propostas passam por uma avaliação da capacidade produtiva da Secretaria, bem como suas restrições operacionais. A revisão dos contratos de infraestrutura de TI permitiu, até o momento, uma economia de cerca de 2,9 milhões de reais por ano, sendo mantida a qualidade dos serviços prestados.
Outras ações também vem sendo realizadas pela STI, como o programa de implementação do gerenciamento de serviço de TI, que implantou a Central de Serviços para o atendimento centralizado em todo o Estado por um único ponto de contato; as Soluções de Impressão, que objetivam uma melhoria do serviço de impressão; ações de melhoria da infraestrutura dos sistemas computacionais e, ainda, o novo site do TJES, elaborado em parceria com a Assessoria de Comunicação do TJES, para proporcionar aos usuários um ambiente mais dinâmico, seguro, acessível e adaptável para dispositivos móveis.
“Acredito que temos muito o que caminhar para atender a todas as demandas tecnológicas do Poder Judiciário, mas também creio que com boas práticas de gestão e atuação efetiva da alta administração nos temas relacionados a TI, o PJES, ao longo do tempo, terá soluções tecnológicas com maiores chances de sucesso em nível corporativo”, conclui Christine Rossi.
A Secretaria de Tecnologia da Informação está funcionando, desde o dia 16 de maio, no 16º andar do Edifício Vértice, na Rua Tenente Mario Francisco de Brito nº 420, na Enseada do Suá, em Vitória. O telefone para contato é (27) 3345-0495.
Vitória, 14 de Junho de 2017.
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Texto: Andréa Resende e Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br
Andréa Resende
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