Tribunal de Justiça promove curso para formar facilitadores na prevenção de conflitos

Os participantes vão atuar nos seus respectivos espaços institucionais, comunitários ou acadêmicos, por meio de Círculos de Construção de Paz e de Conversação.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realiza nesta semana um curso para formar facilitadores que atuarão na prevenção e transformação de conflitos, por meio de Círculos de Construção de Paz e de Conversação. A formação começa nesta quarta (5) e vai ate sexta-feira, na Universidade Aberta do Brasil, em Vila Velha.

O curso é conduzido pela Juíza Titular da 1ª Vara de Infância e da Juventude de Vila Velha, Patricia Neves, e pela servidora Jaklane de Souza Almeida, que atua na mesma Vara. Para a Magistrada, o projeto é o caminho necessário para a comunidade readquirir a expertise de solucionar seus próprios conflitos. “A comunidade buscando seu caminho para a paz. E ao mesmo tempo, a efetiva implantação das redes de atendimento de todas as instituições”, explicou.

Participam da formação: policiais militares, guardas municipais de Vila Velha, professores e coordenadores municipais e estaduais de Vitória e Vila Velha, servidoras do Centro Especializado e da Secretaria de Direitos Humanos de Vitória, e advogada.

Além da parte teórica, com carga horária de 16 horas, os participantes também fazem a prática de estágio supervisionado, para que sejam capazes de utilizar os processos circulares nos seus respectivos espaços institucionais, comunitários ou acadêmico, tendo em vista a transformação dos conflitos.

Para a secretária de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, Nara Borgo, uma formação como esta ė muito importante para o município, pois diariamente atendem pessoas que buscam na Casa do Cidadão uma solução consensual para seus conflitos. Nara também parabenizou o Tribunal de Justiça pela iniciativa e pelo convite para participar do curso.

Este ano já receberam o treinamento conselheiros tutelares de Vila Velha e Viana, professores das redes municipais de Vitória, Vila Velha e Cariacica; guardas municipais de Vila Velha, técnicos do Programa Estadual Integrado de Valorização à Vida (Proviv), advogados e psicólogos.

Vitória, 05 de abril de 2017

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações da Prefeitura de Vitória) | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo