Tribunal de Justiça realiza evento sobre a mulher no contexto contemporâneo

Durante o evento, os participantes puderam conhecer o cenário estadual da mulher em situação de violência doméstica e alguns casos de mulheres que foram vítimas de violência doméstica e familiar.

Para fechar o mês das mulheres, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e do Rotary Club Vitória, realizou na manhã desta terça-feira (27), no Salão Pleno, um evento com palestras para tratar do papel da mulher no contexto contemporâneo.

Estavam entre os presentes para compor a mesa de honra a Coordenadora Estadual da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES, Juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, a secretária de assistência social de Vila Velha, Ana Cláudia Simões, a presidente do Rotary Vitória, Regina Pacheco, a Governadora do Rotary Internacional, Denise Vieira dos Santos, a representante do Ministério Público do Trabalho, Keley Kristiane Vago Cristo, o conselheiro Domingos Taufner, o diretor da Assembleia Legislativa, Joel Rangel, a diretora de transformação da Rede Gazeta, Letícia Paoliello Lindenberg, a vice-presidente da OAB-ES, Simone Silveira, e a Major do 38º Batalhão de Infantaria, Isabel Cristina.

A professora da Faculdade Unida, Claudete Beise Ulrich, palestrou sobre o tema “Um olhar sobre a participação das Mulheres na História da Humanidade”. Ela apresentou a trajetória das mulheres ao longo dos anos e as conquistas adquiridas. Em seguida, a Juíza Hermínia Azoury tratou do Cenário estadual da mulher em situação de violência doméstica e familiar. A magistrada compartilhou com os participantes alguns casos de violência que já atendeu no ônibus rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha.

Além disso, também foram abordados os temas “Desafios e Avanços da Mulher Contemporânea”, pela secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, “Como se manter saudável com multitarefas”, com a empresária Giovanna Maria Terrin Buaiz, e “A mulher na História da Justiça Capixaba”, com o escritor Antônio de Pádua Gurgel.

O Supervisor das Varas Criminais, de Execuções Penais e Violência Doméstica do Tribunal de Justiça, Desembargador Fernando Zardini Antônio, participou do encerramento da solenidade e agradeceu, em nome do Poder Judiciário, a presença de todos. Também parabenizou a doutora Hermínia pela luta no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres.

O Desembargador falou sobre a importância dos temas abordados no evento. “Os temas debatidos demonstram a preocupação que nós, como sociedade civil organizada como um todo, temos com as questões relacionadas às mulheres”.

Para a Coordenadora Estadual da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, a realização do evento fechou o mês das mulheres com chave de ouro. “Tivemos a participação ativa do Rotary durante todo esse tempo, de outras autoridades e das mulheres de um modo geral, tudo isso contribuiu para o sucesso desse trabalho”, afirmou a Magistrada.

Vitória, 27 de fevereiro de 2018.

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Gabriela Valdetaro | gvvieira@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo