Estudantes de psicologia e assistente social estarão no local todas as quartas-feiras, prestando atendimento psicossocial no período da tarde.
Uma parceria entre a Coordenadoria da Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e o curso de Psicologia das Faculdades Integradas São Pedro (FAESA) e a Secretaria de Ação Social de Vila Velha, irá permitir que mulheres, vítimas de violência doméstica, recebam acompanhamento psicossocial gratuitamente, todas as quartas-feiras, no Fórum da Prainha, em Vila Velha.
Segundo a juíza da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Hermínia Maria Silveira Azoury, a iniciativa é uma resposta a um anseio de muitas mulheres:
“Vítimas, que de alguma forma necessitam de ajuda, uma ajuda terapêutica, uma ajuda social, etc. Às vezes as mulheres têm mazelas que não as permitem trabalhar e superar as dificuldades. Aqui elas encontrarão uma equipe disponível e disposta a ajudá-las”.
O serviço se tornou possível graças às parcerias firmadas entre instituições públicas e privadas. Além de um convênio com a Prefeitura de Vila Velha, que irá ceder um assistente social para atuar todas as quartas-feiras, no Fórum da Prainha, das 12h às 18h, também foi realizado um acordo de cooperação técnico-científica com o curso de psicologia da FAESA. A faculdade irá fornecer cinco estagiários para o atendimento as vítimas de violência doméstica da 5ª e da 9ª Vara Criminal do município, das 13:00 as 17:00, no mesmo local.
E não apenas as mulheres, mas também os filhos dessas mulheres, e até mesmo os agressores podem procurar atendimento, conforme explica Mônica Trindade Pereira Santana, psicóloga, professora e supervisora do estágio: “o objetivo é estabelecer nessas mulheres a confiança para romper com esse ciclo de violência, romper com as feridas afetivas que a violência causa a elas, e também entender esse homem, essa sua condição de agressor, como ela se constitui, e ajudá-lo a romper com esse lugar do agressor”.
O espaço conta ainda com uma brinquedoteca, para o atendimento de crianças, e também para que a mãe que busca atendimento tenha um local adequado para deixar o seu filho.
Em um primeiro momento, qualquer pessoa afetada pela violência doméstica poderá buscar o acompanhamento. A expectativa é que novas atividades sejam estabelecidas no espaço, incluindo terapias em grupo.
Serviço
Atendimento psicossocial a vítimas de violência doméstica
Horário: Quarta-feira, das 12h às 18h (assistente social) e das 13:00 às 15:00 (atendimento psicológico).
Local: Fórum da Prainha, Praça Almirante Tamandaré, 193 – Prainha, Centro CEP 29100-970 – Vila Velha/ES
Vitória, 25 de março de 2018.
Informações à imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Thiago Figueredo | thflopes@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br