Portal é do mesmo modelo utilizado por instituições bancárias do Estado.
A partir desta semana, os usuários do Fórum Criminal de Serra contam com um novo instrumento de segurança na unidade: um detector de metal do modelo porta giratória, do mesmo modelo utilizado pelas agências bancárias do estado, irá substituir o pórtico que já existia no local, trazendo ainda mais proteção para os operadores de direito e os jurisdicionados.
A aquisição do portal foi resultado de uma parceria da Diretoria do Fórum de Serra e o Banestes. O diretor do Foro, o juiz de direito Alexandre Farina Lopes, explicou que, a partir de uma solicitação encaminhada para a Superintendência Jurídica do Banestes, a instituição bancária cedeu o detector ao Poder Judiciário.
Com a cessão da porta giratória, o pórtico que já existia na entrada do Fórum foi deslocado para a entrada do Salão do Júri, possibilitando uma segunda verificação de segurança de todos os frequentadores das audiências e julgamentos ali realizados.
“Em razão de estarmos somente com a matéria criminal nesta unidade judiciária em Serra Sede, o prédio requer uma vigilância redobrada, e com a porta giratória, nós temos certeza de que teremos total segurança para todas as pessoas que aqui trabalham e que frequentam o Fórum”, explicou o Diretor do Foro.
Durante a inauguração do aparelho, o magistrado recebeu o secretário geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque, que representou a Presidência do Tribunal de Justiça, o assessor de segurança institucional da Presidência, Anderson Fanelli, o secretário de engenharia, Wagner Oliveira Marques, e Ricardo Pimentel Barbosa, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado (OABES).
Segundo o secretário geral do TJES, a iniciativa vai ao encontro da implantação da politica de segurança do Poder Judiciário Estadual, cujos Fóruns hoje já contam com sistema de alarme e botão do pânico (que aciona a central de emergência), circuito fechado de TV (CFTV) com câmeras de segurança conectadas a central de monitoramento, vigilância armada 24 horas, Policiais Militares da Reserva e detectores de metal do modelo pórtico ou manual.
A porta giratória também foi elogiada pelo advogado Ricardo Barbosa. O representante da OAB-ES elogiou o diálogo que a atual direção do Fórum vem mantendo com a advocacia, e frisou o aumento na segurança que o portal irá trazer ao Fórum.
O aparelho foi instalado após uma visita técnica feita pela Assessoria de Segurança Institucional do TJES, que verificou o ponto ideal para a instalação da porta giratória, utilizando a mesma estrutura elétrica e espacial do detector de metal do modelo pórtico que já existia no local.
Vitória, 03 de agosto de 2018.
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Thiago Figueredo | thflopes@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br